Holanda registra primeiro caso gripe suína no país

Somente na Europa, foram confirmados 10 casos de infecção do vírus influenza A, chamado H1N1,

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Saúde da Holanda, Ab Klink, anunciou nesta quinta-feira o primeiro caso humano de gripe suína no país, o sétimo na Europa a confirmar caso da doença que matou oito pessoas no México --onde o presidente pediu que ninguém saia de casa para evitar mais contaminações.

Segundo o ministro, o paciente é um menino de três anos que voltou recentemente do México, no último dia 27 de abril. Os pais da criança, que não estão infectados com o vírus da gripe, segundo o ministro, receberão tratamento preventivo.

Somente na Europa, foram confirmados 10 casos de infecção do vírus influenza A, chamado H1N1, na Espanha; cinco no Reino Unido [com dois casos na Escócia e dois na Inglaterra], três na Alemanha, um na Áustria e outro na Suíça. A maioria em pessoas que visitaram recentemente o México.

Casos confirmados de gripe suína foram registrados também nos Estados Unidos, Canadá, Israel e Nova Zelândia. Nesta quarta-feira, o ministro da Saúde do Peru, Oscar Ugarte, anunciou o primeiro caso de gripe suína no país, no que pode ser a primeira infecção pelo vírus na América Latina fora do México.

O vírus é transmitido como o de uma gripe comum, de pessoa para pessoa e pode ser transmitido dias antes da pessoa começar a exibir os sintomas ou mesmo depois de já ter apresentado melhora. Até agora, as autoridades de saúde registraram que os antigripais Relenza e Tamiflu são eficientes contra a infecção.

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 39°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea.

México

Até o momento, a epidemia atingiu de maneira mais leve os países europeus. O país mais afetado pela doença foi o México onde oito pessoas morreram entre 99 casos confirmados de gripe suína. Nesta quarta-feira, o presidente mexicano, Felipe Calderón, pediu que as pessoas aproveitem o feriado de 1º de maio para ficar em casa e evitar mais transmissão do vírus.

O pedido veio depois da OMS (Organização Mundial de Saúde) aumentar para nível cinco, de uma escala que vai até seis, o alerta contra a doença, dizendo que o vírus ameaça "toda a humanidade".

"Quero exortá-los todos que nestes dias de folga que vamos ter, nesta ponte que irá de 1º a 5 de maio, fique em tua casa com a tua família; porque não há lugar mais seguro para evitar contagiar-se do vírus da gripe suína que tua própria casa", afirmou Calderón em um discurso à nação na véspera de completar uma semana de declarada a emergência sanitária.

Ele explicou que a lógica das medidas preventivas que estão sendo adotadas tem como orientação evitar o contágio, "que precisamente se dá quando temos contato com pessoas que possivelmente tenham esta doença sem tomar as devidas precauções".

O vírus é transmitido como o de uma gripe comum, de pessoa para pessoa e pode ser transmitido dias antes da pessoa começar a exibir os sintomas ou mesmo depois de já ter apresentado melhora. Até agora, as autoridades de saúde registraram que os antigripais Relenza e Tamiflu são eficientes contra a infecção.

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 39ºC, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea.

As autoridades tentam evitar grandes aglomerações que constituem uma fonte propícia de contato do vírus, que é transmitido de pessoa para pessoa.

Para evitar as concentrações, o governo do México suspendeu as aulas em todo o país, assim como as apresentações culturais e artísticas. Na capital permanecem fechados os bares e restaurantes. O presidente afirmou ainda que fechou todos os serviços não essenciais do governo e prédios de empresas privadas, enquanto o número de doentes passa de 2.500.

O ministro da Fazenda, Agustín Carstens, calculou que as perdas econômicas pela emergência sanitária ficarão entre 0,3 e 0,5% do PIB caso a crise tenha duração de três meses. Holanda registra gripe suína no país



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES