Homem com transtornos mentais sofre maus-tratos de familiar

Conforme apurado com os moradores, o homem que sofre de transtornos psicóticos mora com o irmão e não recebe os devidos cuidados com alimentação e higiene.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Dormindo num chão frio, não tem roupa, calçado e nem o que comer". O depoimento da ouvinte da TV Rádio Jornal Meio Norte, Dona Maria das Graças, é sobre um homem identificado por Luiz Pereira, 40 anos, com problemas mentais, que está abandonado em uma casa em frente ao hospital Alarico Pacheco, no bairro São Benedito, em Timon. A situação volta a expor as marcas calejadas de quem sofre de problemas psicológicos. Vizinhos denunciam que a família do homem fica com o seu benefício do INSS e não presta nenhum tipo de assistência. 

Conforme apurado com os moradores, o homem que sofre de transtornos psicóticos mora com o irmão e não recebe os devidos cuidados com alimentação e higiene. Outro agravante é que Luiz Pereira é mantido em cárcere privado. "O irmão é analfabeto e não entende. O dinheiro dele não dá, não leva para o médico, não tem roupa, calçado e nem o que  comer, nada, nada. Nós, vizinhos, que ajudamos, eu que levo às vezes pão com café, comida, mas nem toda vez consigo entregar, porque o irmão sai e ele fica trancado e ficamos sem condição de entrar. Isso é um sofrimento", clama a vizinha Maria das Graças.

Em meio ao drama, Maria das Graças informou ao Jornal MN que o diagnóstico é que Luiz sofra de esquizofrenia. De acordo com os vizinhos, ele não foi submetido a nenhum tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na região. Comovidos com o problema, eles se reuniram e pedem ajuda.

"Há muitos anos tentei ajudar, mas não tive êxito, porque o poder público não se manifestou, e eu sozinha não consegui. Somos nós mesmos que temos que ajudar nossos irmãos", conta. Além disso, Maria luta pelo direito que leve o homem a ter um tratamento mais humano para esse tipo de doença.

Prefeitura buscou solução

A Prefeitura de Timon foi informada do caso pela reportagem do Jornal MN na manhã da sexta-feira (27) e encaminhou uma equipe de assistência social que visitou prontamente o local. A prefeitura acionou o Ministério Público do Maranhão sobre os maus-tratos de Luiz Pereira, para buscar a solução mais adequada.

Saúde mental é uma situação atual que permeia a vida das famílias e da rede pública de saúde. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), quadros de saúde mental nem sempre são diagnosticados pelos pais ou responsáveis. A maioria compara a situação ao comportamento de quem não "para quieto", ou seja, seria considerado hiperativo. Quanto mais cedo buscar ajuda, melhor fará o indivíduo combatê-la.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES