Homem é preso após obrigar cachorro a correr quase 10km e arrastá-lo

Cachorro ficou com patas feridas e não conseguia mais caminhar.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem foi detido após fazer o próprio cachorro, da raça pit bull, andar uma distância de quase 10 km, do bairro do Tabuleiro ao Mutange, em Maceió, e arrastar o animal quando ele não conseguiu mais se mover por estar muito cansado e com as patas feridas. O flagrante foi feito nesta sexta-feira (24). As informações são do G1.

O homem foi parado por testemunhas em frente à sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que acionaram a Polícia Militar. O animal foi resgatado e está sob os cuidados de um médico veterinário. O caso chegou à Comissão de Bem Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL), que deve decidir sobre o destino do animal. Funcionários do IMA já demonstraram interesse em adotá-lo.

As testemunhas contaram que uma mulher flagrou quando o homem passava a pé com o animal na frente da sede do instituto e fez com que ele parasse. A situação chamou a atenção de pessoas que estavam na frente da sede do IMA e o homem foi impedido de seguir com o animal ferido.

A polícia foi chamada e o homem foi detido e levado para uma delegacia para prestar esclarecimentos. Ele foi autuado por maus-tratos pela Polícia Civil e pelo IMA. Maltratar animais é crime e a punição é três meses a um ano de detenção e multa.

"Ele disse que ia levar o cachorro para a praia, que já era acostumado a fazer esse percurso e que dessa vez resolveu levar o cachorro. Quando estava a poucos metros do IMA, o cachorro não aguentou mais andar e ele começou a arrastar o cachorro, que estava com as patas esfoladas, machucadas, saindo sangue", contou a assessora do IMA, Clarice Maia.

O médico veterinário Rick Vieira, da empresa de consultoria Manefau, contou o que viu quando chegou ao local em que o cachorro estava.

"O pessoal sabe que eu sou veterinário e me abordou para falar do caso que o cachorro tinha sido trazido das imediações da Polícia Rodoviária Federal, no Tabuleiro, até o Mutange andando. O animal não estava conseguindo ficar em pé, no passeio estava um rastro de sangue, ainda está, inclusive, por conta das feridas", disse o veterinário.

"Ele [o cachorro] caminhou por um período muito grande e isso acabou lesionando as patas do cachorro. Ele está até agora sem conseguir ficar em pé. Além disso, ele estava com desconforto térmico muito grande. O pessoal do IMA colocou ele na sombra e ofereceu água junto com os outros populares", disse Rick Vieira.

O veterinário e os funcionários do IMA contaram que depois de ser impedido de sair com animal, o homem tentou levar o cachorro em um carro fretado e tentou também colocar o animal nas costas e fugir.

"Eu conversei com a doutora Rosana, da Comissão de Bem Estar Animal, e o animal está sob minha responsabilidade até se restabelecer", contou o médico veterinário.

A presidente da Comissão do Bem Estar Animal, Rosana Jambo, disse que o animal tem sinais de conchectomia, que é o corte de orelhas feito por razões estéticas, prática que é proibida desde 2012. O Conselho de Medicina Veterinária proíbe o corte de orelha e de cauda e a eliminação de cordas vocais.

"O proprietário vai ter que dizer também quem é que realizou o procedimento, porque isso envolve também um profissional, provavelmente, de veterinária, porque também é outro sinal de maus-tratos. Vamos saber quem fez a mutilação no animal, se foi o agressor, se foi um veterinário", explicou Rosana Jambo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES