Um homem morreu e outros quatro foram presos após uma troca de tiros entre o bando e policiais militares em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no fim da noite de sexta-feira. A ação aconteceu por volta das 22h, na Rua Arnaldo Quintela, próximo à altura da Rua da Passagem. Os homens envolvidos no tiroteio eram os mesmos que haviam, pouco tempo antes, assaltado o vereador do município do Rio Daniel Martins (PDT), no momento em que chegava em sua casa, em Laranjeiras, bairro vizinho. Dos cinco envolvidos no crime, quatro estavam armados, segundo informações de policiais militares.

Cerca de uma hora e meia antes do confronto em Botafogo, o bando abordou o parlamentar na Rua Soares Cabral, em Laranjeiras. Ele dirigia um carro blindado, modelo Corolla, de cor preta, quando foi surpreendido pela abordagem dos assaltantes — quatro deles armados. No interior do veículo, também estavam os dois filhos do vereador, um casal de gêmeos de 11 anos. Martins não reagiu e entregou o automóvel aos criminosos.

 (Crédito: Agência O Globo)
(Crédito: Agência O Globo)

O bando fugiu com o carro do vereador. Ele contou que a Polícia Militar foi acionada e se mobilizou para encontrar os criminosos, que estariam praticando crimes desse tipo na região. Os assaltantes levaram o celular de Martins e, com isso, foi possível rastrear e constatar que o veículo roubado momentos antes estava circulando pelo bairro de botafogo.

Segundo informações, houve perseguição. Já na esquina das ruas da passagem e Arnaldo Quintela, o bando abandonou o carro roubado em Laranjeiras e rendeu outro motorista, que estava em um Sandero de cor prateada. Eles seguiram pela via e se depararem com policiais militares que já realizavam as buscas. Houve confronto e o automóvel em queestava o grupo bateu em um poste.

Até o início da madrugada deste sábado, o corpo do homem baleado durante o confronto estava no local, antes de ser periciado. Os outros foram presos e as quatro armas foram apreendidas pela PM. As identificações deles ainda não foram reveladas. Nenhum agente ficou ferido. O caso foi levado para a 5ª DP (Mem de Sá), no Centro.