Homem sobrevive a pouso forçado, mas cai durante resgate e morre

Ao cair nas águas, foi levado pela correnteza

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um piloto de 64 anos morreu enquanto era resgatado após sobreviver a um pouso forçado de avião, no rio Catrimani, que corta a selva amazônica em Roraima. A vítima, Elcides Rodrigues Pereira, o “Peninha”, se desprendeu da corda que o içava até um helicóptero. Ao cair nas águas, foi levado pela correnteza. Pereira foi encontrado morto três dias depois.

Peninha e o técnico de enfermagem Ednilson Cardoso, 28, estavam em missão pela Secretaria Estadual de Saúde Indígena (Sesai) quando uma das hélices do monomotor teria parado por pane elétrica, pouco mais de uma hora após a decolagem. A dupla então fez um pouso forçado sobre o rio. O técnico chegou a filmar o momento em que caíram sobre as águas.

Peninha e Ednilson conseguiram chegar às margens do rio. Para facilitar a visualização da equipe de resgate, limparam a mata ao redor deles. “Comemos algumas frutas e começamos a nos preparar até para pernoitar no local. Nesse momento, conversamos sobre o que faríamos quando fôssemos resgatados e voltássemos para casa”, relembrou Ednilson .

“Primeiro eu amarrei o Peninha, depois me prendi na corda e começamos a subir. Vi que ele estava cansado, muito molhado e fiquei dizendo para ficar tranquilo, que iríamos conseguir subir”. Mas, durante o resgate, o piloto se desprendeu da corda e caiu no rio. “Tentamos muito puxá-lo para dentro do helicóptero, mas ele estava muito molhado e cansado e por isso acabou caindo dentro do rio. Desci e fui atrás dele, mas não o achamos mais”, explicou Ednilson.

O sobrevivente conta que, depois da tentativa frustrada de achar o colega, “apagou” no helicóptero. Ele chegou a Boa Vista, capital do estado, por volta das 19h30. Ednilson sofreu apenas escoriações leves nos braços, mas mesmo assim recebeu atendimento médico no Hospital Geral de Roraima.

Depois de três dias de busca, o Corpo de Bombeiros achou o corpo de Elcides Rodrigues a 6 km do local onde o avião fez o pouso forçado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES