Homens do Piauí recebem alertas sobre câncer de próstata durante campanha Novembro Azul

Através do Novembro Azul a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está procurando conscientizar os homens a respeito do câncer que mais mata pessoas do sexo masculino pelo mundo inteiro

Novembro Azul | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí está totalmente engajado contra o câncer de próstata, o mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Durante todo este mês, várias atividades estão sendo realizadas a fim de alertar sobre o problema, através da campanha conhecida como Novembro Azul.

A campanha é uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) . A seccional Piauí da SBU, presidida pelo urologista Giuliano Aita, é a responsável pela campanha no Estado. Segundo ele, por onde a atividade vem sendo desenvolvida durante este mês a receptividade tem sido muito positiva.

“Estamos realizando ações de capacitação e treinamento para as unidades básicas de saúde de vários bairros, como do Poti Velho, Porto Alegre e Regional Leste, e muitas pessoas têm sido uma experiência muito gratificante. Fomos muito bem recebidos e todos participaram ativamente. Creio que sairá um resultado muito bom dessa ação aqui no Estado”, assevera o médico.

Ele diz ainda que outro ponto importante do Novembro Azul no Piauí são as palestras em órgãos públicos, o que potencializa as informações e alerta um público bem mais amplo para a questão da prevenção. “Já passamos pela Associação de Promotores do Estado, de Policiais Rodoviários Dederais, por comunidades evangélicas, entre outros.

Além disso, serão oferecidas palestras a leigos no Hospital São Marcos e no Hospital Universitário. Ou seja, estamos buscando englobar o maior número de entidades e pessoas possíveis, a fim de levar longe toda essas informações”, complementa.

Em Teresina, alguns pontos importantes da cidade receberam também iluminação especial azulada, a exemplo do que acontece com o Outubro Rosa (campanha de prevenção ao câncer de mama que deixa prédios cor de rosa), para lembrar o Novembro Azul. A Ponte Estaiada, um dos maiores pontos turísticos da cidade, é um exemplo da ação.

“Também devemos realizar um evento grande na tarde do dia 23/11, na Potycabana, para distribuição de panfletos e maiores orientações sobre a saúde masculina. Todas essas ações juntas deverão render homens melhor informados e, certamente, contribuirão para reduzir o número de mortes pela doença no nosso Estado”, espera Aita.

Dados sobre a doença no Brasil

Estatísticas apontam que a cada seis homens um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual.

Esta prática está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES