Homens morrem mais de câncer no Brasil

Regiões Sul e Sudeste têm mais casos de mortes do que a média nacional.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os homens são as principais vítimas do câncer no país, segundo a pesquisa Saúde Brasil 2009, divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (14). As neoplasias (cânceres) são a segunda categoria de doenças que mais mata no país, com uma taxa de 75,5 mortes para cada 100 mil brasileiros. O estudo aponta que há diferenças nos índices de morte entre os sexos: 82,7 para cada 100 mil homens e 62,5 para cada 100 mil mulheres.

As regiões mais ricas são as que têm os índices mais elevados. Na região Sul, a taxa corresponde a 92,6 mortes a cada 100 mil pessoas. Levando em consideração apenas os homens, esse índice é bem maior, de 106,5.

Já a região Norte apresenta as menores taxas, sem diferenças significativas entre homens e mulheres, com 57,7 por 100 mil habitantes.

Outros fatores fazem a mortalidade masculina ser maior do que a feminina no Brasil. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada.

O risco de morte nos homens é 40% maior do que entre as mulheres, considerando todas as idades. O Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde registrou 612,8 mil óbitos masculinos e 453,5 mil femininos em 2008.

Entre os homens, o maior número de mortes se concentrou na faixa etária entre 20 e 29 anos, que registrou 7,2% do total de óbitos masculinos, enquanto que para as mulheres esse percentual é de 2,4%. Isso significa que 43.886 homens perderam a vida nessa faixa etária no ano de 2008, quatro vezes mais do que as 10.786 mulheres que morreram na mesma faixa etária.

Por causa desses números, o Ministério da Saúde lançou em 2009 a Política Nacional de Saúde do Homem, com foco na prevenção. De acordo com o governo, "os agravos do sexo masculino são um problema de saúde pública".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES