Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Homens são os principais doadores de órgãos no Piauí

Neste ano já foram realizados 19 transplantes de rim no estado

Compartilhe
Google Whatsapp

O índice de doação de órgãos vem aumentando progressivamente no Piauí, é o que mostra os dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Em comparação a 2016, a Central de Transplantes do Piauí registrou um crescimento de mais de 100% no número de doadores em 2017.

De janeiro a junho deste ano já foram realizados 19 transplantes de rim e 84 de córneas no estado. Para a coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras, esse crescimento é animador, mas ainda é importante a participação das famílias piauienses no processo de doação.

“Nós temos ainda uma necessidade de melhorar e ampliar a comunicação e o nível de conscientização da população do nosso estado, sobre a importância do ato da doação de órgãos e tecidos”, lembra.

Neste ano já foram realizados 19 transplantes de rim no estado (Crédito: Reprodução)
Neste ano já foram realizados 19 transplantes de rim no estado (Crédito: Reprodução)

A maioria dos doadores está na faixa etária de 35 a 49 anos, e são do sexo masculino. Este ano, nove homens foram doadores de órgãos e seis mulheres. A maioria foi vítima de Traumatismo Craniano Encefálico(TCE) e Acidente Vascular Cerebral(AVC). 

A taxa de doações do primeiro semestre foi de 2017, sendo de 4,4% para cada milhão de habitantes no Piauí. Comparado com o mesmo período de 2016, o crescimento foi de 111,3%.  No Brasil o aumento foi de 11,8%%, passando de 14,6 para 16,2 para cada milhão de habitante. 

“O transplante de órgão é único procedimento médico que só poderá ser realizado, com a participação de um doador, familiar ou não”, ressalta Lourdes Veras.

A lista de espera por um doador no Piauí conta com 713 pacientes, destes 322 esperam por um rim, sendo 75 (ativos) e 247 (inativos), ou seja, pacientes que aguardam algum exame para serem ativados no Sistema nacional de Transplantes, e 391 aguardam doações de córneas. Desse total, 22 são crianças, onde 17 esperam por um córnea e 5 por um transplante de rim.

Setembro Verde

Para incentivar a doação de órgãos, a Central de Transplantes do Piauí lança mais uma edição do Setembro Verde, que pretende conscientizar as pessoas sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que haja uma conversa entre familiares e amigos sobre o assunto.

“Durante a campanha temos a oportunidade de agradecer as famílias doadoras do Piauí, por se solidarizar, mesmo num momento de dor, com outras famílias, que sofrem aguardando por um órgão nas nossas listas de espera e reacender a esperança em outros lares”, enfatiza a coordenadora Estadual de Transplantes, Lourdes Veras.

A iniciativa é em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro. Como parte da campanha, será realizada de 25 a 30 de setembro a Semana Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos, no Piauí.

Entre as atividades, visita à Rede Hospitalar de Teresina, missa de Ação de Graça aos familiares de doadores e receptores, um ato no Instituto Médico Legal (IML), além de um passeio ciclístico e uma atividade no Parque da Cidadania.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto