Hortas domésticas beneficiam famílias da Vila Embratel

Hortas domésticas beneficiam famílias da Vila Embratel

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parcerias entre a Prefeitura de S?o Lu?s e institui?es p?blicas e da sociedade civil est?o ampliando o cultivo de hortali?as para outros espa?os que v?o al?m dos quintais das casas dos moradores de alguns bairros da cidade. Por meio do Programa Hortas Dom?sticas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Seguran?a Alimentar (Semesa), institui?es como o Convento das Irm?s Redentoras, na Vila Embratel, est? beneficiando a vida de 15 donas-de-casa com a planta??o de piment?o, pepino, berinjela, ab?bora, cebolinha, maxixe, quiabo, alface, couve, cheiro verde, entre outros produtos, que s?o utilizados para o consumo de suas fam?lias e o excedente ? comercializado nas feiras.

O coordenador de Hortas do ?rg?o, Ewir Caldas, disse que o trabalho desenvolvido com as institui?es fica mais fortalecido devido ? assist?ncia conjunta que ? dada a quem cultiva as hortas. ?Repassamos o conte?do do curso para a institui??o e tamb?m para as pessoas que v?o trabalhar diretamente com o cultivo e a produ??o das hortali?as. Assim, as pessoas podem cobrar melhor o trabalho coordenado pela institui??o?, acrescentou.

Na horta criada no Convento das Irm?s Redentoras, as 15 donas-de-casa v?o ao local todos os dias pela manh? para regar, fazer a capina, cuidar do plantio das sementes e do transporte da mudas. ?Constatamos que h? um maior envolvimento dos comunit?rios e melhor aproveitamento do projeto", garante o coordenador.

A secret?ria municipal de Seguran?a Alimentar, Lourv?dia Caldas, afirmou que a meta ? estender o trabalho de hortas dom?sticas ao maior n?mero poss?vel de institui?es. "Na Semana Mundial da Alimenta??o, em 2007, tivemos algumas a?es pontuais dentro dessas institui?es e, a partir do trabalho que foi desenvolvido, os gestores nos procuraram falando da import?ncia em dar continuidade a essas iniciativas?, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES