Hospitais municipais da capital discutem Censo Hospitalar

Discutiram monitoramento de índices de desempenho dessas unidades

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta quinta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, através da sua Diretoria de Planejamento, realizou reunião com os diretores dos hospitais municipais e profissionais responsáveis pela elaboração dos dados do Censo Hospitalar. O objetivo foi discutir a importância do monitoramento de índices de desempenho dessas unidades de saúde.

Segundo Cláudia Glauciene, diretora de planejamento da SMS, a discussão é relevante: “Nós precisamos acompanhar esses dados porque eles nos dão um diagnóstico real que permite a identificação não só dos avanços de cada unidade hospitalar, mas também as dificuldades enfrentadas. Munidos de tais informações, os gestores podem aperfeiçoar o serviço prestado. Além disso, esses dados também integram os Relatórios Quadrimestrais e são fundamentais para se garantir a transparência na prestação de contas.”, conta.

Cláudia informou ainda que foram também apresentados os dados atualizados do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) e discutido estratégias para atualização sistemática dos dados pelos hospitais municipais.

A reunião contou com a participação de representantes das unidades hospitalares, abrangendo diretores, administradores e chefes de produção e também da Diretora Assistencial Jesus Mousinho e da Gerente de Avaliação e Monitoramento da FHT Edna Lima.

 O cálculo dos indicadores hospitalares tem fundamentação legal na Portaria SAS/MS N° 312/2002, que estabelece a padronização, pelos hospitais, das nomenclaturas empregadas no Censo Hospitalar.

Ao final da reunião, foi decidido entre os participantes que será elaborada nota técnica conjunta pela SMS e FHT, que conterá detalhes como a rotina para construção dos indicadores e padronização de aspectos operacionais apontados pelas unidades.

Em continuidade à discussão de hoje, ocorrerá uma nova reunião no próximo mês, que abrangerá também o tema da elaboração de instrumentos de contratualização de hospitais no âmbito do Sistema Único de Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES