Hospital de Campanha Estadual encerra o atendimento nessa terça-feira

O HCE foi construído em caráter emergencial, incluído num Projeto de Pesquisa e Inovação da UFPI, para receber temporariamente pacientes com a Covid-19.

Hospital de Campanha do Estado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O HCE proporcionou a coleta de dados para cerca de 30 estudos científicos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI

O Hospital de Campanha Estadual (HCE) encerra o atendimento de pacientes nesta terça-feira (18). A unidade recebeu 402 pacientes, com 394 altas, e se despede de colaboradores e pacientes com o sentimento de missão cumprida. A etapa de pesquisas científicas, desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) envolvidos no Projeto, terá continuidade a fim de contribuir com o tratamento da doença.

Hospital de Campanha Estadual 

O HCE foi construído em caráter emergencial, incluído num Projeto de Pesquisa e Inovação da UFPI, para receber temporariamente pacientes com a Covid-19. A unidade se destacou pela taxa de 98% de sucesso no atendimento de pacientes e pelo tratamento humanizado dos pacientes e colaboradores. A última paciente, chamada Maria de Fátima de Melo Bezerra (de 66 anos), deixou a unidade de saúde ao som dos aplausos da equipe multidisciplinar do Hospital na tarde de hoje.

“É importante frisar que o Hospital de Campanha Estadual tinha um dia para começar e um dia para finalizar. Hoje podemos dizer orgulhosamente que estamos dando alta ao último paciente e isso nos traz a sensação de dever cumprido de forma extremamente profissional, segura e com os resultados fantásticos. Isso demonstra o quanto o hospital foi bem planejado, o quanto as equipes estavam envolvidas, engajadas e treinadas”, disse Jefferson Campelo, diretor do HCE. 

Durante o tempo de funcionamento do hospital, os pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI, que inclui o HCE, iniciaram cerca de 30 estudos científicos e já realizaram algumas coletas de dados que continuarão a ser tratados e analisados para a concretização dos estudos.

“O encerramento do hospital, representa um marco significativo na evolução do nosso projeto. Vamos começar a fase mais significativa da pesquisa a partir de agora. Temos uma grande satisfação com os resultados atingidos até o momento e estamos certos que, com a evolução do projeto, mais resultados irão acontecer. Vão sair desse projeto resultados científicos significativos para o avanço do conhecimento e serão divulgados a nível internacional”, afirmou Joel Rodrigues, coordenador geral do Projeto de PDI. 

O HCE foi gerido administramente pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) da UFPI. Segundo o superintende da FADEX, Samuel Nascimento, o Hospital deixará um legado mundial. “Foi uma gestão desafiadora e a FADEX participou garantindo o apoio à gestão administrativa e financeira do projeto. Foram mais de 200 colaboradores contratados e dezenas de fornecedores que precisavam abastecer o Hospital de Campanha. Graças a Deus e a competência de todos os profissionais envolvidos, hoje se mostrou uma experiência exitosa. O HCE servirá de exemplo para o Brasil e ao mundo como um grande sucesso de aproximação entre a academia, a ciência e a gestão pública”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES