Hospital de Picos recebe premiação internacional por tratamento de AVC

A premiação avalia que os hospitais estão aptos para o atendimento de pacientes com AVC quando têm a estrutura mínima e monitora os dados.

Prêmio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, foi contemplado com o certificado "Ready Hospital Awarded to 2020" em reconhecimento ao comprometimento do hospital e profissionais com a qualidade do atendimento de pacientes com AVC (acidente vascular cerebral). A premiação aconteceu no último dia 23 de setembro através de vídeo conferência, por conta da pandemia da Covid-19.

O Ready Hospital Awarded To é um prêmio entregue pelo Instituto Angel e pelo laboratório Boehringer Ingelheim. O Angels é um grupo internacional que surgiu na Alemanha, com representantes no Brasil, que tem como objetivo aperfeiçoar o atendimento de pacientes que chegam às urgências, vítimas de AVCs.

O diretor técnico do Hospital Justino Luz, neurologista Tércio Luz, explica como o hospital conseguiu conquistar esse certificado de referência em atendimento a pacientes vítimas de AVC. "Em janeiro de 2020, o primeiro paciente com AVC isquêmico foi trombolisado e a partir daí conseguimos, ao longo desse ano, fazer 13 trombólises, um número altíssimo tendo em vista a capacidade  de atendimento do hospital, que atende Picos e macrorregião".

Equipe do Hospital Regional Justino Luz (Divulgação)

Tércio Luz explica ainda como é o tratamento. "A trambólise é uma medicação venosa feita no paciente na chegada ao hospital, ainda no início dos sintomas e até quatro horas e meia após, que permite a abertura do vaso cerebral, evitando assim, sequelas graves e salvando vidas", conta.

A premiação avalia que os hospitais estão aptos para o atendimento do AVC quando têm a estrutura mínima e monitora os dados, e tem reconhecimento nacional e internacional. Para um serviço de saúde participar do Prêmio Angels é necessário registrar os atendimentos na plataforma Sits-QR. O Sits (Safe Implementations of Treatments in Stroke) é uma colaboração internacional sem fins lucrativos orientada para a pesquisa.

As equipes de profissionais do Hospital Regional Justino Luz envolvidos no atendimento de pacientes com AVC passaram por treinamento nos meses de julho e agosto com instrutores do Instituto Angel. Com isso, foi possível diminuir o número de mortalidade desses pacientes e também de sequelas graves da doença.

Tércio aponta ainda que, por conta da gestão organizada e com comprometimento, foi possível conseguir treinar as equipes, adquirir a medicação necessária e ganhar o prêmio em um curto espaço de tempo, que foi de apenas seis meses. "Essa implementação foi positiva graças ao empenho de todos do hospital: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, maqueiros, recepcionistas, porteiros e demais colaboradores, sendo que, outros grandes hospitais do interior de outros estados só conseguiram essa premiação após 2 anos de trabalho", destaca o médico.

Para o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, a premiação é fruto do empenho de todos, gestores e equipes, em ofertar um bom atendimento. Ele comemora, pois o Justino Luz é o primeiro no estado do Piauí a receber esse reconhecimento e se tornar referência no tratamento de AVC. "Estamos sempre investindo na estruturação do hospital, capacitação dos colaboradores e segurança no ambiente hospitalar para garantir um acolhimento com resolutividade. Esse êxito que o hospital conquistou é uma vitória para a saúde do Piauí, assim como para os colaboradores da casa. Nossas equipes estão de parabéns pela dedicação e compromisso em oferecer serviços de forma eficiente para toda população de Picos e região", avalia.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES