Hospital de Urgência de Teresina é adaptado para iniciar reforma na sua infraestrutura

A obra afetará 30% da área física hospitalar e do pronto atendimento, por isso, o único atendimento feito será voltado para vítimas de traumas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começou na manhã da segunda-feira (06), a primeira etapa da reforma e ampliação do Pronto Atendimento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que tem previsão para ser concluída em seis meses. Tal situação não interrompe total o funcionamento, que está ocorrendo na recepção da administração.

Para que o espaço da administração do HUT funcione dentro da normalidade, como um pronto atendimento, está ocorrendo as devidas adaptações, como pinturas, manutenções, instalações dos equipamentos, dentre outras. É o que explica Gilberto Albuquerque, diretor-geral do HUT.

“Para que funcione bem, requer adequações, principalmente, as físicas que é o que vamos fazer agora, que começou ontem e vai no máximo até hoje. Claro que teremos transtornos, com a reforma, perderemos o total de 30% da área física hospitalar e também todo o nosso pronto atendimento. O único atendimento feito será apenas voltado para vítimas de traumas”, explica o diretor-geral do HUT.

Segundo Gilberto Albuquerque, a reforma visa melhorias quanto ao atendimento dos pacientes vítimas de traumas, dentre eles estão novos leitos individuais e de UTIs, setor de esterilização e lavanderia.

“Os benefícios que teremos com essa reforma, que continuará a atender apenas a vítimas de traumas, são 51 novos leitos individuais, 20 leitos de UTI, sala de trauma e uma melhor ambientação nas recepções e consultórios.

Fazem parte também da reforma e ampliação: o setor de esterilização e lavanderia, revestimento das paredes de todo hospital, além da climatização dos postos de enfermagem. Após esta reforma, terá início a construção do terceiro piso do projeto, que terá 65 leitos para pacientes que não são de UTI”, esclarece diretor-geral do HUT.

Pacientes clínicos não serão mais atendidos pelo HUT

Durante e após a reforma, o HUT só realizará atendimentos para pacientes vítimas de traumas. Enquanto que os pacientes clínicos deverão ser encaminhados a hospitais como Hospital Getúlio Vargas, Hospital Universitário, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, Hospital da Polícia Militar e Clínica Infantil.

"Com a reforma, algumas mudanças ocorreram. Tínhamos dois tipos de pacientes, os clínicos e os cirúrgicos, que são vítimas de traumas e que estes atenderemos normalmente, já os demais pacientes, deverão se dirigir aos oito hospitais em Teresina e mais 86 no interior", esclarece Gilberto Albuquerque, diretor-geral do HUT.

Após a reforma do HUT, haverá uma reorganização da rede hospitalar em Teresina, no qual será definido o papel e funcionalidade de cada unidade hospitalar.

O HUT atende um público diário entre 200 a 250 pessoas por dia. Sendo que do total, 30% é de Teresina e 70% vem de municípios do estado, de Timon/MA ou ainda do Pará.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES