Hospital do Satélite oferta odontopediatria para crianças de até 13 anos

Para ter acesso ao serviço os pais e responsáveis podem marcar consulta em qualquer Unidade Básica de Saúde, que será encaminhado para a unidade Satélite

Avalie a matéria:
odontopediatria | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital do Satélite, zona Leste, oferta o serviço de odontopediatria para bebês e crianças de zero a 13 anos de idade. Um trabalho de suma importância para a saúde bucal dos pequenos. Para ter acesso ao serviço os pais e responsáveis podem marcar consulta em qualquer Unidade Básica de Saúde, que será encaminhado para a unidade Satélite.

“Queria chamar atenção das mãezinhas para a importância da saúde bucal da criança desde o seu nascimento para evitar cáries na primeira infância. Esse serviço já funciona há mais de um ano e percebemos pouca procura”, afirma Luciana Silveira, diretora do Hospital.

Apesar de ser necessário um acompanhamento odontológico feito pela mãe durante a gestação, é no primeiro ano de vida do bebê que é recomendada a sua primeira visita a um odontopediatra. É exatamente nessa consulta que se dará os esclarecimentos de dúvidas e indicações de cuidados para a saúde bucal da criança.

Durante a consulta, o odontopediatra faz a inspeção da cavidade oral do bebê para verificar se já existem indícios de má formação odontológica e também é ensinado ao cuidador como fazer a correta limpeza da cavidade oral. Segundo manual de saúde bucal do Ministério da Saúde, a limpeza da cavidade bucal é normalmente iniciada antes mesmo da erupção dental. Usar um tecido limpo ou gaze embebida em água filtrada ou soro para esfregar a gengiva. A escovação está indicada a partir da erupção do primeiro dente decíduo. A higienização deve ser realizada pelos pais ou responsáveis.

A promoção da alimentação saudável também é indicada para o bom desenvolvimento da saúde bucal do bebê e da criança. O primeiro passo para ter uma vida mais saudável é garantir que a amamentação seja assegurada para todas as crianças. A amamentação é importante tanto para a mãe como para a criança. É um cuidado para toda a vida. É importante evitar a adição de açúcar, mel, achocolatados e carboidratos ao leite para que as crianças possam se acostumar com o sabor natural deste. Evitar mamadas noturnas. Não passar açúcar, mel ou outro produto que contenha açúcar na chupeta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES