Hospital Escola da UFPI vai aumentar em 33% o número de UTIs públicas do Estado

O Hospital Escola contará com 21 leitos de UTI, sendo 03 em isolamento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um sonho de 22 anos da sociedade piauiense está prestes a ser realizado, o Hospital Escola da Universidade Federal do Piauí já está em fase de acabamento e será inaugurado até o fim do ano. O Hospital será referência em alta complexidade e um hospital público totalmente climatizado. Com a inauguração, será aumentado em 33% o número de leitos de UTIs públicas no Estado do Piauí.

Atualmente o Piauí conta com 63 leitos de UTIs públicas no interior e na capital. O Hospital Escola contará com 21 leitos de UTI, sendo 03 em isolamento (02 adultos e 01 infantil), 02 em unidades coronarianas, 05 infantis e 11 adultos. Muito mais do que apenas aumentar o número de leitos de UTIs no Estado, o Hospital Escola será referência em alta complexidade, atendendo em diversas áreas como: hemodinâmica, cirurgia cardíaca, cirurgia bariátrica, transplante de órgãos, neurologia, oncologia e ortopedia.

O Hospital contará ainda com: 10 salas para cirurgias de alta complexidade, 04 salas para pequenas cirurgias, 03 salas para cirurgias odontológicas, 19 salas para exames especializados, 12 salas para análises clínicas e patológicas, 213 leitos para internação (com capacidade para 3 ou 5 pacientes cada), além de 54 consultórios e 03 salas para discussão de casos, voltados à prestação de serviços médicos e ao ensino teórico/prático nas ciências da saúde.

Tudo relativo à obra do Hospital Escola da UFPI é grandioso, são 34.599,62 m² de área total, sendo 12.404,26 m² de área externa e 22.195,36 m² de área construída. Os investimentos empregados nas obras de requalificação, conclusão, climatização e aquisição de equipamentos do Hospital Escola chegam a R$ 46.304.912,27, recursos esses que foram destinados pelos Ministérios da Educação e da Saúde.

O projeto de requalificação implementou mudanças significativas no projeto original do Hospital Escola, que já estava defasado por conta da evolução das tecnologias na prestação de serviços hospitalares nos últimos 22 anos. Todo o novo projeto foi pensado com base na humanização do atendimento hospitalar, as áreas externas do Hospital Escola estão sendo urbanizadas e arborizadas com espécies nativas e a área interna será 100% climatizada para dar mais comodidade a funcionários, pacientes e alunos. Além disso, a requalificação fez com que o Hospital Escola ganhasse uma clínica da saúde da mulher, que contará com 10 consultórios especializados.

Além de oferecer para a sociedade piauiense o que há de melhor em termos de saúde, o Hospital Escola também será um espaço destinado para ensino, pesquisa e extensão aos alunos de graduação e pós-graduação da área de saúde. Para o Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior o Hospital Escola já é uma realidade e representa o esforço e comprometimento da atual gestão, "a obra está saindo porque fomos atrás, brigamos pra isso acontecer. Vamos entregar no final do ano, o melhor Hospital Escola, que vai competir com os melhores do Brasil."

O atendimento de alta complexidade que o Hospital Escola da UFPI vai oferecer exige equipamentos de alto custo, como Tomógrafo, aparelho de Endoscopia e de Hemodinâmica, que foram recentemente adquiridos. Para o Diretor Geral do Hospital Escola, José Lages Monte, com a aquisição desses equipamentos, além da sociedade, os alunos dos cursos de saúde também serão bastante beneficiados, pois vão estar em contato com o que há de mais moderno na sua área.

Clínicas que Funcionarão:

Cirurgia Geral Pediatria

Cirurgia Proctológica Ginecologia/Mastologia

Cirurgia Cabeça e Pescoço Neurologia

Cirurgia Torácica Ortopedia

Cirurgia Vascular Oftalmologia

Clínica Médica/Reumatologia Urologia

Hematologia/Oncologia Otorrinolaringologia

Gastroenterologia Cirurgia Buco-maxilo-facial

Endocrinologia Anestesiologia

Cardiologia Patologia

Nefrologia Psicologia

Nutricionista Geriatria



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES