Hospital Getúlio Vargas abre Serviço de Hemodinâmica aos sábados

Em 2015, o hospital realizou 160 embolizações de aneurismas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste manhã de sábado (30) mais uma embolização de Aneurisma. O objetivo, segundo a diretora geral do HGV, Clara leal, é agilizar o atendimento de pacientes que necessitam desse tipo de tratamento. “A intenção é atender o maior número de pessoas, para isso estamos abrindo o serviço também aos sábados, conforme orientação da Secretaria Estadual da Saúde”.

Para o neurocirurgião Arquimedes Cavalcante, responsável pela realização da cirurgia neste sábado, o HGV é o único hospital público que realiza este tipo de procedimento e que o serviço funciona na sua integralidade.

Segundo ele, os aneurismas cerebrais são uma causa frequente de acidente vascular cerebral hemorrágico. “A pessoa que apresenta um quadro como esse, possui um elevado risco de morte e de ficar com sequelas neurológicas. Tanto essa morbidade quanto essa mortalidade, são reduzidas com o tratamento endovascular porque possui mais agilidade em relação ao tratamento convencional, que é a craniotomia (operação com abertura do crânio)”, explica Arquimedes Cavalcante.

Ele argumenta que, devido ao número de casos e o risco de sequelas e de mortalidade, o tratamento que vem sendo desenvolvido pelo HGV tem contribuído para a redução do risco de morte e para a melhoria da qualidade de vida do paciente. Como é o caso do paciente, N.L.V, 20 anos, submetido ao tratamento de embolização de aneurisma neste sábado. N.L.V descobriu que possuía uma aneurisma no topo da artéria basilar, com risco de ter um Acidente Vascular Cerebral.

Como o HGV é o único hospital público apto a realizar o procedimento, o paciente foi transferida para realizar a embolização de Aneurisma. Em 2015, o HGV realizou 160 embolizações de aneurismas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES