Hospital Getúlio Vargas retoma transplante renal de doador falecido

A meta é realizar até 10 procedimentos agora em dezembro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) retomou a realização de transplantes renais no Hospital Getúlio Vargas no último dia 7 de novembro. Inicialmente, com doadores vivos, e está em fase de implementação dos transplantes com doadores falecidos. A meta é realizar até 10 procedimentos agora em dezembro.

A diretora técnica da Fepiserh, Fátima Garcez, explica que para realização dos transplantes de falecidos são necessários alguns insumos, como as bolsas e líquido de conservação para o transporte do órgão doado, medicamentos para o paciente receptor, além dos médicos responsáveis pela biópsia e atestado de morte cerebral do doador. "Todos esses insumos já foram adquiridos através de processos licitatórios e já estamos na fase de recebimento. Aguardando apenas as empresas entregarem, para começarmos os procedimentos", conta Garcez.

Fátima esclarece que após o recebimentos dos insumos, imediatamente as cirurgias começam a ser realizadas. "Já estamos com toda estrutura e pessoal preparados. Nossa meta é realizar até dez transplantes ainda em dezembro", conta.

Para o presidente da Fundação, Welton Bandeira, a retomada dos transplantes no HGV é uma necessidade da rede estadual e se tornou prioridade para o Governo do Estado. "Estamos implementando todas as cirurgias que o HGV possa realizar como hospital de alta complexidade. Foi uma solicitação do governador Wellington Dias e da Secretaria de Estado da Saúde que agilizássemos essa agenda e já organizamos e planejamos os pagamentos de todos os fornecedores que atendem essas cirurgias. Em breve, também estaremos com as cirurgias cardíacas infantis e de catarata ocorrendo no hospital", confirma Bandeira.

Fonte: Ascom/Fepiserh



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES