Hospital Getúlio Vargas terá serviço de fisioterapia noturno

A partir da próxima segunda-feira (20)

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de melhorar a assistência ao paciente em fase de recuperação, o serviço de fisioterapia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) passa, a partir da próxima segunda-feira (20), a funcionar também no turno da noite. Para a diretora-geral do HGV, Clara Leal, a medida visa proporcionar um melhor atendimento ao paciente. O HGV será o primeiro hospital público a adotar o serviço por 24 horas.

Clara Leal explica que a implantação do serviço de fisioterapia no terceiro turno se faz necessário pela mudança de perfil dos pacientes internados no HGV, “que são pacientes mais graves e que necessitam de uma equipe multiprofissional permanente para resolver os casos mais complexos no período da noite de forma mais eficaz”.

O coordenador do Serviço de Fisioterapia do HGV, José Dilson Filho, destaca que a intensificação do serviço reduz também as chances do paciente ter que voltar para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“À noite, a situação clínica do paciente é mais vulnerável, porque o sistema respiratório perde a capacidade de manter as trocas gasosas adequadas, as intervenções de procedimentos como: manobras desobstrutivas, higienização brônquica e o uso de Ventilação Não Invasiva (VNI) poderão ser amenizadas”, explica o coordenador.

Ele destaca que, reduzindo essas complicações, diminui a incidência de Intubação Traqueal (uso de Ventilação Mecânica), a ocupação de leitos nas UTIs, consequentemente, reduz o tempo de permanência nas clínicas e o custo de internação hospitalar”. O HGV possui 29 fisioterapeutas, sendo 14 nas duas UTIs, 10 nas clínicas e cinco no Ambulatório.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES