Hospital Infantil realiza o Novembrinho Azul em Teresina

O atendimento será aberto sem necessidade de agendamento prévio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Infantil Lucídio Portella, através da Fundação Hospitalar do Estado (Fepiserh) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), promove o Novembrinho Azul 2018, uma campanha idealizada, organizada e realizada pelo hospital com objetivo de oferecer atendimentos e alertar sobre doenças urológicas prevalentes na infância e adolescência, educação sexual e vulnerabilidades a agravos externos.

A campanha faz alusão ao Novembro Azul, que é realizada por diversas entidades e dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este ano acontece a segunda edição do projeto na versão infantil, que já foi replicado para outros estados, tendo o caso piauiense como referência. Em 2017, foram atendidas mais de 80 crianças, com extensão aos seus cuidadores.

Dentro da vasta programação vai acontecer o "Dia D", 20 de novembro, com estimativa de acolher até 500 pessoas, entre assistidos e cuidadores. O fluxo de acolhimento consiste de recepção, acolhimento multiprofissional, ambulatórios, palestras e lanches.

Djalma Ribeiro Costa, médico uropediatra e coordenador da campanha, explica que foi montada uma logística de atendimento para pacientes internos e demais usuários. "No acolhimento multiprofissional e palestras, teremos enfermeiros e estudantes de enfermagem, fisioterapeutas e graduandos de fisioterapia, assistentes sociais e estagiários, psicólogos e nutricionistas, que irão desenvolver atividades lúdicas, palestras, orientações e educação popular acerca dos objetivos da ação".

Djalma informa que nos ambulatórios, médicos, residentes e estudantes de medicina irão desenvolver atividades assistenciais àqueles que procurarem por consulta médica tendo como alvo os objetivos da ação e reconhecer enfermidades urológicas e vulnerabilidades sociais. Acrescenta que os pacientes que necessitarem de vacinação para HPV serão encaminhados para imunização no próprio hospital.

O médico destaca que os objetivos específicos do Novembrinho Azul são acolher o cliente/paciente e família/cuidador durante o dia D, desenvolver atividades de conscientização e educação popular ao longo do mês de novembro, sensibilizar adolescentes sobre os aspectos sexuais masculinos e os riscos inerentes a atividade sexual, conscientizar sobre fimose, criptorquidia, hérnias de parede abdominal, enurese noturna, disfunção miccional e evacuatória, infecção urinária, calculose do trato urinário, infecções sexualmente transmissíveis e insuficiência renal, alertar sobre os riscos de agravos externos e orientar sobre prevenção de agressão doméstica, no trânsito e na escola.

Costa revela que, "durante todo o dia 20 de novembro, das 08h às 18h, serão disponibilizados ambulatórios para atendimentos exclusivos à campanha no estacionamento do Infantil, todos climatizados. Também será organizado um espaço lúdico com alusão ao ‘Novembrinho Azul’, com animadores e lanches".

O pediatra acrescenta ainda, que "médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e graduandos trabalharão gratuitamente, movidos pelo sentimento fraternal, comovidos pelas disparidades socioeconômicas no Piauí e pelo atraso no diagnóstico e tratamento de doenças tratáveis ou vulnerabilidades na infância e adolescência que podem causar a morte precoce, a invalidez, a morbidade e o sofrimento de jovens, de adultos e de seus cuidadores", diz.

Ele esclarece que os colaboradores serão do corpo clínico da instituição e convidados sem vínculo que se dispuserem a ajudar e a divulgar os objetivos da ação. O atendimento será aberto sem necessidade de agendamento prévio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES