Hospital diz inovar e capacita enfermeiros no local de trabalho

O curso “Atualização e Prática em Enfermagem” tem duração de 40 horas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Mariano Castelo Branco, localizado na Santa Maria da Codipi (zona Norte de Teresina), está realizando um curso de aperfeiçoamento profissional com seus técnicos de enfermagem e enfermeiros. Segundo a gerente de enfermagem da unidade hospitalar, Gabriela Matos, o curso surgiu de uma necessidade que foi exposta pelos próprios profissionais da área.

?Eu assumi a gerência em junho e comecei a realizar reuniões com grupos de enfermeiros e técnicos e pude perceber que a necessidade mais citada por eles era de fazerem curso de aperfeiçoamento e devido à falta de tempo muitos não realizavam a atividade. Então resolvi fazer esse treinamento aqui mesmo no Hospital Mariano Castelo Branco?, disse Gabriela Matos.

O curso ?Atualização e Prática em Enfermagem? tem duração de 40 horas, distribuídas em nove encontros toda quarta-feira à tarde. Ao todo 25 profissionais participam do curso, que terá certificado de participação expedido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). ?Iniciamos nossa atividade no dia 4 de julho e vamos encerrar dia 29 de agosto?, afirma a gerente de enfermagem Gabriela Matos.

O curso aborda os assuntos mais frequentes na prática hospitalar de um profissional de enfermagem, como administração de medicação, cuidados com o soro, prevenção de infecção, curativos, dentre outros.

Gabriela Matos informou ainda que a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) está sendo implantada no Hospital Mariano Castelo Branco e que o manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) está em fase de conclusão na unidade hospitalar e que em breve divulgará os resultados das ações.

A SAE é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de enfermagem, já que técnicos e auxiliares desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro. A SAE é composta por etapas inter-relacionadas, segundo a Lei 7498 de 25/6/86 (Lei do Exercício Profissional).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES