Hospital Universitário do Piauí inicia as atividades de residência médica; saiba

Com a chegada de 35 médicos, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí iniciou ontem as atividades de Residência Médica

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI) deu mais um passo importante na manhã de ontem (06). Durante solenidade, foi dado início às atividades de Residência Médica e Multiprofissional. Cerca de 35 residentes foram recepcionados pela superintendência da unidade com programação especial.

Os novos integrantes do Hospital são profissionais de Medicina, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Enfermagem aprovados nessas residências.

Durante o evento, que se estende até esta sexta-feira, o superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente, anunciou as residências que foram abertas, além de explicar a função do hospital universitário, que se difere dos demais em alguns aspectos.

Segundo ele, são nove residências médicas (cardiologia, dermatologia, pediatria, ginecologia, infectologia, dentre outras) e três multiprofissionais (Nutrição, Farmácia e Enfermagem).

?A residência é a prática e o serviço supervisionado, ou seja, todos os residentes são acompanhados diretamente por um outro profissional?, explica o superintendente ao relacionar o serviço supervisionado com a possibilidade dos demais profissionais se atualizarem.

?Quando se tem ensino e pesquisa sempre há um estímulo de atualização do aprendizado. Com a presença dos residentes, será agregada ensino e experiência ao Hospital Universitário?, completa.

No total, a UFPI, por meio de programas de residência, possui 100 residentes. A vice-reitora, professora Nadir Nogueira, afirma que os programas, já consolidados, têm, além de outras questões, formado e contribuído para a melhoria de indicadores de saúde do Estado. E, agora, com solicitação do Ministério da Educação (MEC), o HU está fazendo parte deste grupo.

?O MEC solicitou que o número de residentes fosse ampliado e que o HU, que possui estrutura compatível com a formação dos residentes e profissionais altamente qualificados, também passasse a oferecer vagas para residência?, pontuou ao frisar que, desta forma, o hospital vem caminhando para o pleno funcionamento. ?A projeção é que até o mês de junho o hospital esteja funcionando plenamente?, acrescentou.

Ainda durante o evento, o superintendente ressaltou que o hospital tem a missão de prestar Ensino, Pesquisa e Extensão, e Assistência a UFPI. ?Não podemos esquecer que o HU, mesmo estando vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é da UFPI. Seguindo este raciocínio, o ensino dos cursos que se relacionam com a parte hospitalar devem funcionar no hospital?, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES