HU irá funcionar o mais rápido possível, afirma ministro A. Padilha

O Hospital Universitário de Teresina foi tema de encontro na noite desta quarta-feira (30/11

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Universitário de Teresina foi tema de encontro na noite desta quarta-feira (30/11) entre o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com parlamentares do Piauí. O senador Wellington Dias (PT) lembrou ao ministro que a aprovação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares pelo Senado Federal permitirá ?a contratação do quadro de pessoal que colocará em funcionamento o Hospital Universitário o que fará com que o atendimento à população seja 100% melhorado?.

O ministro disse que o Ministério da Saúde fará o esforço necessário para, junto com o Ministério da Educação, iniciar as contratações. ?Para o governo federal é muito importante a abertura do Hospital Universitário de Teresina. Nós iremos deixar tudo pronto e preparado para colocar esse hospital em funcionamento o mais rápido possível?, destacou o ministro.

A deputada estadual, Rejane Dias, ressaltou que é preciso que o Hospital Universitário seja inaugurado o mais rápido possível e indagou se o Ministério da Saúde tem algum plano de ação para o Hospital de Urgência de Teresina, que está sobrecarregado. O ministro respondeu que a abertura do Hospital Universitário vai melhorar o serviço prestado à população. ?O Hospital Universitário vai ficar na retaguarda do HUT, principalmente nos atendimentos de alta e média complexidade. Assim que tivermos os detalhes dos planos de urgência e emergência também poderemos aumentar o repasse de recursos?, respondeu Padilha.

Também estiveram presentes na audiência, os deputados federais Assis Carvalho,Jesus Rodrigues, Osmar Júnior e Hugo Napoleão; o deputado estadual e presidente do PT/PI, Fábio Novo; os deputados estaduais João de Deus, Firmino Filho, Evaldo Gomes, o vereador Décio Solano e o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins.

O Hospital Universitário de Teresina tem 215 leitos, 10 salas cirúrgicas e 21 leitos de UTI. Em funcionamento o HU deverá realizar cerca de 23.760 consultas por mês.

Atenção Básica

Mais de 70% dos municípios brasileiros assinaram esta semana termo de compromisso que relaciona uma série de metas e padrões de qualidade que deverão cumprir na atenção básica de sua região. A ação faz parte do lançamento da estratégia ?Saúde Mais Perto de Você?. De início os gestores que aderiram à rede de atenção receberão 20% a mais dos recursos específicos para o financiamento do setor.

Segundo o ministro da saúde, Alexandre Padilha, este incentivo de qualidade vai exigir que as Unidades Básicas de Saúde façam o atendimento a quem buscar a unidade. ?Nada de atendimento programado?, garantiu Padilha. O titular da pasta disse, ainda, que o Ministério da Saúde quer repassar mais recursos para quem quiser atender bem a população. ?Por isso o Ministério vai premiar quem se esforça para melhor atender?, afirmou.

A EBSERH

A criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) ainda tem de ser sancionada pela presidenta da República, Dilma Roussef. A EBSERH tem por finalidade administrar unidades hospitalares, a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições federais de ensino de serviços de apoio ao ensino, pesquisa, extensão, ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública. A oferta desses serviços observará as orientações da Política Nacional de Saúde, de responsabilidade do Ministério da Saúde, e estará integral e exclusivamente inserida no âmbito do SUS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES