HUT alerta para aumento nos casos de queimaduras no período junino

Durante o período junino é comum o aumento no número de atendimentos de vítimas de queimaduras, sobretudo por fogo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Queima de fogos e fogueiras em eventos ou nas portas das residências são fortes tradições no período junino. Mas essas antigas práticas estão fazendo mais vítimas de queimaduras a cada ano. De acordo com a diretora do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Dra. Clara Leal, a população precisa ficar atenta, pois o aumento do número de casos de queimaduras nesse período chegou a 243% em 2018.

“Precisamos redobrar o cuidado, principalmente com nossas crianças, pois nesse período elas gostam muito de brincar perto das fogueiras. Quanto aos adultos, alertamos para os cuidados ao soltar fogos. Qualquer descuido pode levar a queimaduras graves nos braços e face, o que pode inclusive levar a perda do membro ou da visão”.

De acordo com um levantamento do número de acidentes do ano passado, só no mês de junho o HUT atendeu cerca de 24 pessoas vítimas de queimadura por fogo ou líquidos quentes.

Dr. Márcio Passos – Foto: José Alves Filho

Para o Dr. Márcio Passos, cirurgião plástico, esse aumento é um alarme para que as pessoas fiquem mais atentas aos acidentes. “Deve aumentar o trabalho de prevenção da população em relação ao manuseio dos fogos e fogueiras. Principalmente no preparo de líquidos e quentes e no cuidado redobrado com as crianças”.

O Hospital recebe os casos mais graves de queimaduras, tendo em vista que os menores são atendidos nos hospitais de bairro. Mas até chegada ao atendimento, o médico indica o que não se deve fazer nesses casos. “Evitar passar creme dental, outros tipos de creme e qualquer produto caseiro. Lavar apenas com água corrente, e dependendo do caso, cobrir com um pano limpo”, informa.

As queimaduras são classificadas de acordo com a gravidade, 1° ao 4° grau. As de 1° grau são aquelas consideradas mais simples que atingem a pele superficialmente. As queimaduras de 2° grau atingem a epiderme e a derme da pele caracterizada pela formação de bolhas. Já as de 3° grau podem atingir até os músculos e outros tecidos. As de 4° grau acometem todos os tecidos da pele e podem atingir órgãos e tendões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES