HUT bate novo recorde de cirurgias no primeiro trimestre de 2016

Nos primeiros três meses deste ano foram realizaas 3.803 cirurgias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O HUT ( Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha) bateu novo recorde: nos primeiros três meses de 2016 foram realizadas 3.803 cirurgias, o que representa 273 procedimentos cirúrgicos a mais, se comparado ao mesmo período de 2015. Essa quantidade é a maior já registrada em um primeiro trimestre, desde a inauguração do hospital em 2008.

A estatística do hospital revelou ainda que apenas no mês de janeiro de 2015, foram realizadas 1.236 cirurgias, ao passo que em janeiro de 2016, o número passou para 1.279; em fevereiro do ano passado, foram contabilizados 1.095 procedimentos cirúrgicos e, em fevereiro de 2016 o número aumentou para 1.214. No mês de março de 2015, foram realizadas 1.199 cirurgias, passando para 1.310 procedimentos cirúrgicos no terceiro mês de 2016. Assim, em cada mês do período analisado foi possível verificar aumento no número de cirurgias no ano de 2016.

 Para o secretário municipal de saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, os resultados decorrem do esforço da Prefeitura de Teresina: “Ano passado verificamos recorde anual do número de cirurgias e, já nos três primeiros meses de 2016, o HUT novamente registra recorde. O bom resultado no HUT é fruto de um trabalho coordenado da gestão, capitaneado pelo prefeito Firmino Filho, que não deixa faltar recursos para o aperfeiçoamento do serviço de saúde na capital e que a todos tem incentivado para o constante alcance de melhores índices”, afirma. 

Recentemente, o hospital adotou uma série de medidas com o objetivo de ofertar maior número de cirurgias à população. Fátima Garcêz, presidente da FHT, elenca algumas das ações realizadas: “Para alcance de nosso objetivo, ampliamos o Centro Cirúrgico em três salas, o que resultou na expansão de sua capacidade em 30%; melhoramos todo o aparato técnico, com a aquisição de grande quantidade de equipamentos; e ainda contratamos profissionais da saúde de todas as especialidades”, conta.

Segundo o gerente de enfermagem do centro cirúrgico do HUT, Ronaldo José, a aquisição dos equipamentos, entre outros benefícios, trouxe a otimização do tempo de realização das cirurgias: “Entre os equipamentos adquiridos, destacamos o intensificador de imagem, que tem uma grande importância nas cirurgias ortopédicas, urológicas e vasculares, diminuindo o tempo de cirurgia. Na maioria dos casos, dá ao paciente chance de alta no dia seguinte”, relata.

Ronaldo cita ainda o monitor multiparamentar e a bomba de seringa, adquiridos recentemente pelo hospital: “A bomba é um equipamento utilizado para anestesia venosa. A sua utilização no HUT é um grande avanço para anestesiologia. Ao terminar a cirurgia, o paciente acorda no mesmo instante, fator que agiliza a alta hospitalar. Já o monitor multiparamentar é utilizado para monitorar os sinais vitais dos pacientes na sala de recuperação pós -anestésica e também representa maior segurança e assistência”, conclui. 

 

Centro Cirúrgico

 O centro cirúrgico do HUT funciona 24 horas e realiza cirurgias de urgência na área de ortopedia e traumatologia, pediatria, vascular, neurologia, buco maxilo facial, tórax, urologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ainda cirurgia geral, plástica e endoscopia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES