HUT já realizou 100 mil cirurgias e bate novo recorde em maio

O recorde mensal anterior tinha sido 1.378.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após oito anos de funcionamento, o Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha (HUT) atingiu a marca de 100 mil e 13 procedimentos cirúrgicos. Somente no mês de maio de 2016, foram realizadas 1.403 cirurgias, o que corresponde a uma média de 45 cirurgias por dia. A quantidade é a maior registrada em um mês, desde a inauguração do hospital no ano de 2008. O recorde mensal anterior tinha sido 1.378, verificado em dezembro de 2015.

A estatística do hospital revelou ainda que das 1.403 cirurgias realizadas no mês de maio, 872 foram ortopédicas, o que representa 62% do total. O número também é o maior já registrado na área da ortopedia. Outro dado relevante é que, considerando-se separadamente cada mês, do período de janeiro a maio dos anos de 2008 a 2016, foi verificado que o número de cirurgias em cada mês de 2016 foi superior aos números de procedimentos registrados nos meses idênticos dos anos anteriores.

 Segundo o prefeito de Teresina, Firmino Filho, Teresina tem investido na área da saúde: “É uma decisão nossa investir no HUT, hospital que é referência no atendimento de média e alta complexidade no Nordeste. O nosso objetivo é que o cidadão, quando necessitar, tenha o melhor atendimento e seja salvo. Para isso, temos atuado incansavelmente e o resultado de nosso trabalho tem se tornado notório.”, conta.

O secretário municipal de Saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, afirma que o aumento do número de cirurgias verificado este ano foi resultado do esforço conjunto da gestão: “O HUT finalmente atingiu a meta de 1.400 cirurgias. Para que alcançássemos esse objetivo, algumas medidas foram tomadas, como a ampliação do Centro Cirúrgico em três salas, que resultou na expansão de sua capacidade em 50%; a aquisição de modernos equipamentos; e também a contratação de profissionais da saúde de todas as especialidades”, conta.

 De acordo com Fátima Garcêz, presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, a gestão tem buscado assegurar qualidade no atendimento do Hospital de Urgência: “O trabalho diário é muito grande e o investimento de recurso financeiro é alto, mas é necessário para manter o funcionamento do hospital com qualidade e resolutividade, não deixando faltar medicamentos, equipamentos e profissionais, ações que repercutem na melhoria do atendimento à população”, afirma.

 Funcionamento do Centro Cirúrgico do HUT

O centro cirúrgico do HUT funciona 24 horas e realiza cirurgias de urgência nas áreas de ortopedia e traumatologia, pediatria, vascular, neurologia, buco maxilo facial, tórax, urologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e realiza ainda cirurgia geral, plástica e endoscopia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES