Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

HUT já realizou mais de 46 mil atendimentos e 12 mil cirurgias

Os acidentes com moto continuam como o 1º motivo de procura do HUT

Compartilhe
Google Whatsapp

Referência em alta complexidade para atendimento de urgência e emergência para o trauma, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realiza por mês mais de mais de seis mil atendimentos e mil cirurgias. Os acidentes com moto continuam como o primeiro motivo de procura por atendimento, representando 17% do total, seguido por mal subido e dor no olho.

Por conta do grande número de atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, sobretudo com motocicletas, o HUT tem realizado por mês mais de 800 cirurgias ortopédicas, representando 60% do total de cirurgias. Segundo o ortopedista, Dr. Osvaldo Mendes, cerca de 90% das cirurgias ortopédicas são pacientes vítimas de acidentes de trânsito.

“O que estamos observando é que a gravidade dos acidentes está cada vez maior. O alto impacto gera traumas graves que podem deixar a pessoa com sequelas permanentes ou levar a morte imediata. Além das fraturas expostas de membros, os traumas fechados de abdômen e os traumatismos cranianos são as lesões mais comuns nesses tipos de acidentes”, explicou o ortopedista.

Hospital de Urgência de Teresina (Crédito: Reprodução)
Hospital de Urgência de Teresina (Crédito: Reprodução)

Por conta dessa grande demanda de pacientes vítimas de trauma, o HUT possui em seus quadros 36 ortopedistas distribuídos nas escalas de plantão conforme a necessidade. Assim, de acordo com o Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, é possível direcionar as equipes para os dias e horários de maior fluxo, para que mesmo havendo um aumento no número do atendimento a qualidade da assistência se mantenha.

“Com mais ortopedistas realizando cirurgias nos finais de semana, por exemplo, conseguimos dar vazão e manter o fluxo do hospital para que todos tenham um atendimento digno e de qualidade. Temos nove salas de cirurgias e nos finais de semana mais de 50% do centro cirúrgico funciona somente com procedimentos da ortopedia. É um fluxo contínuo e crescente que nos preocupa bastante. Não somente pelo aumento da gravidade do estado de saúde dos pacientes, mas também pelas sequelas permanentes deixadas, principalmente, entre os jovens de 20 a 40 anos de idade”, alertou o diretor. 

Dr. Gilberto disse também que, para melhorar ainda mais a assistência a esses pacientes, o HUT se especializou na linha do trauma. Ou seja, por conta dos investimentos feitos pela Prefeitura de Teresina, como a aquisição de novos equipamentos, reformas e ampliação da estrutura física e os constantes treinamentos e atualizações dos profissionais de saúde, o HUT conseguiu junto ao Ministério da Saúde seu credenciamento como Unidade de Alta Complexidade de Urgência e Emergência em todas as especialidades médicas necessárias para realizar o atendimento a esses pacientes.

“Conseguimos o credenciamento de alta complexidade da Ortopedia, da Neurologia e da Nutrição Parenteral e Enteral. Cada credenciamento novo significa mais conforto, segurança e agilidade para o nosso paciente, pois ele passa a realizar todos os procedimentos necessários no próprio HUT, sem precisar ser transferido para outro hospital”, ressaltou Dr. Gilberto.  


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto