HUT passa a integrar o programa de Cuidados Paliativos do Proad no SUS

O projeto vai melhorar a satisfação do paciente e cuidador, além de uma menor utilização de recursos do sistema de saúde.

HUT passa a integrar o programa de Cuidados Paliativos do Proad no SUS | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) passa a fazer parte do Programa de Cuidados Paliativos no SUS (CP). O HUT foi à unidade da rede que preencheu os critérios de seleção do Ministério da Saúde nos grupos de serviços: atenção hospitalar e atenção domiciliar, enquanto o Centro de Saúde Lineu Araújo será inserido na atenção ambulatorial especializada.

Esta é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e o Hospital Sírio-Libanês que conduzirá o projeto por 10 meses, dividido em quatro etapas: alinhamento, diagnóstico, plano de ação e monitoramento.

HUT passa a integrar o programa de Cuidados Paliativos do Proad no SUS (Foto: Divulgação / Ascom)A abertura para o início do Programa aconteceu nesta segunda-feira (19), com os representantes do projeto e a participação da equipe de cuidados paliativos do HUT formada pelos médicos: Danilo Luz, Dayse Luz e Milena Cavalcante; enfermeiros(a): Danielly Rocha, Erilene Pontes, Larissa Azevedo, Lenier Braga, Maria Cândido, Socorro Rego, Nayane Formiga, Silvia Alcântara e Alisson Oliveira; Fisioterapeutas: Thiago Barreto e Bruno Cortez; Assistente Social, Osfrany Martins; Psicólogo Eduardo Moita e da Administração Erika Santos.

PARCERIA IMPORTANTE

O projeto vai melhorar a satisfação do paciente e cuidador, com o cuidado centrado no paciente e não só na doença, além de uma menor utilização de recursos do sistema de saúde, afirma o diretor geral, Anderson Dantas.

A equipe do Sírio-Libanês fará a consultoria de maneira híbrida alternando atividades presenciais e online para melhorar as práticas assistenciais e processos relativos à CP, na atenção hospitalar cuidando dos casos mais complexos e domiciliar por meio da Equipe de Atenção Domiciliar (EMAD) do HUT.

HUT passa a integrar o programa de Cuidados Paliativos do Proad no SUS (Foto: Divulgação / Ascom)Com uma gestão eficiente e atenta a melhoria contínua, o HUT vem sendo contemplado por iniciativas do Proadi através do projeto “Saúde em Nossas Mãos” reduzindo a incidência de infecção hospitalar, do “Modelo de Custeio” para estimar a economia decorrente das medidas de prevenção e agora integra também o programa de “Cuidados Paliativos” com impacto positivo na saúde dos pacientes e familiares.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Cuidados Paliativos (CP) como uma abordagem que promove qualidade de vida de pacientes, diante de doenças que ameaçam a vida, através de prevenção e alívio do sofrimento por meio do tratamento da dor e outros sintomas, sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES