HUT realiza festa de aniversário para criança que mora na clínica

Foi a festa de aniversário da Allana Maryah, que tem dois anos e desde os oito meses de idade vive no hospital

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira (02), a clínica pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) recebeu uma decoração de abelhinhas, com balões, bolo e docinhos. Foi a festa de aniversário da Allana Maryah, que tem dois anos e desde os oito meses de idade vive no hospital.

Internada há um ano e quatro meses no HUT, Allana sofre de uma síndrome rara conhecida como Amiotrofia Muscular Espinhal (AME). É uma doença degenerativa da medula espinhal que afeta a parte motora, deixando o paciente sem movimentos nos membros superiores e inferiores. A menina depende de aparelho para manter a função respiratória e se alimenta por meio de gastrostomia (sonda).

A mãe de Allana, Andressa Pinheiro, conta que a família é natural da cidade de Elesbão Veloso. “Desde que ela foi internada no HUT, eu tenho me dividido entre o hospital e nossa casa, onde tenho um outro filho de seis anos”, comenta. Ela espera que eventualmente a filha possa passar pelo processo de desospitalização e dê continuidade aos cuidados em casa com a família.

A gerente da Clinica Pediátrica do HUT, Carla Janaina, essas festas de aniversário deixam o ambiente alegre e quebra a rotina do hospital. “Estamos sempre proporcionando aos nossos pequenos pacientes momentos de descontração. Isso ajuda a acelerar o processo de recuperação das crianças”, destacou a enfermeira.

Por ser uma referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento pediátrico de urgência e emergência para crianças o HUT acaba recebendo crianças com quadro de saúde grave que requer longos períodos de internação. Para tratar essas crianças o Hospital mantém dez leitos de UTI Pediátrico, além de uma enfermaria equipada para receber esses pequenos pacientes.  Atualmente, a clínica pediátrica do HUT possui cinco crianças “moradoras” que, assim como Allana, dependem de aparelhos para viver.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES