HUT realiza videoconferência sobre Doação de Órgãos com profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Como referencia dentro do Programa SOS Emergência o HAOC vem se responsabilizando pela permanente capacitação dos profissionais de saúde e a implantação de protocolos de diversas especialidades.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha (HUT) por meio do Núcleo de Educação Continuada e da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante realizou durante a manhã de hoje, 30, uma videoconferência sobre “Manejo do Paciente Crítico e Processo de Doação/Transplante de Órgãos” com profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

Como referencia dentro do Programa SOS Emergência o HAOC vem se responsabilizando pela permanente capacitação dos profissionais de saúde e a implantação de protocolos de diversas especialidades.


No primeiro semestre de 2014 a CIHDOTT recebeu a visita de profissionais do HAOC para um diagnóstico situacional do processo de doação de órgãos, auxílio na resolução dos entraves e elaboração de protocolos. Um dos problemas identificados foi a dificuldade de condução e manejo dos pacientes críticos, surgindo a partir daí, a ideia da videoconferência para capacitação de nossos profissionais.

“Os profissionais do HUT estão tendo acesso às mais recentes teorias, abordagens e condutas para manutenção do paciente crítico, aspectos clínicos e de manutenção hemodinâmica, assistência de enfermagem e aspectos gerais voltados para o processo de doação de órgãos”, explicou Nadja Miranda, membro da CIHDOTT.

A CIHDOTT do HUT é constituída por uma equipe multidisciplinar sendo, dois psicólogos, quatro enfermeiros e um médico, tendo funcionamento 24h por dia, para dar cobertura a todos os óbitos e mortes encefálicas que ocorrem no hospital. “O HUT é responsável por 40% dos doadores de córneas e 65% dos doadores de múltiplos órgãos em todo Piauí.

Em 2014 tivemos um aumento de 35% nas doações de córneas e 10% nas doações de múltiplos órgãos em relação ao ano passado”, finalizou o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES