I Caminhada do Orgulho Surdo aborda inclusão e conscientização

O evento ocorrido sábado (30) marcou o Dia Nacional do Surdo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A I Caminhada do Orgulho Surdo aconteceu na avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana, com cerca de 150 pessoas, na tarde de sábado, 30.  A organização foi da Associação de Surdo de Teresina (ASTE),  com o apoio da Prefeitura de Teresina por meio da Semcaspi e da Ação Social Arquidiocesana (ASA). Estima-se que em Teresina existam cerca de 7 mil surdos. O evento marcou o Dia Nacional do Surdo e do intérprete da Língua de Sinais, comemorados neste sábado.

O prefeito Firmino Filho, a primeira dama Lucy Silveira e Samuel Silveira, secretário da Semcaspi, participaram do evento que teve o objetivo de sensibilizar para as questões de trabalho, educação e inclusão do surdo.

Firmino Filho destacou que a data seja uma razão para reunir entidades e que entre no calendário de eventos da cidade. Ele adiantou que será agendada uma reunião com entidades dos surdos e a Prefeitura de Teresina. “São vários desafios e queremos estar juntos para enfrentar”, ressaltou.

Samuel Silveira, secretário da Semcaspi, destacou a parceria com a ASA na realização do projeto “Levanta, vem para o meio”. “Por meio desse projeto oferecemos o curso de Língua de Sinais e quando o surdo adquire essa habilidade tem mais facilidade de inserção na sociedade e no mercado de trabalho”, fala.

Para a diretora social da ASTE, Yasmin Carla de Sousa, que é surda,  existem muitas dificuldades por não ser possível se comunicar desde os primeiros anos de vida, professores preparados e dificuldade de ter trabalho. Ela faz curso superior em Língua de Sinais, em uma faculdade à distância.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES