IASPI oferece terapia de grupo para os servidores

O projeto, inicialmente exclusivo para servidores do IASPI Saúde, tem como objetivo promover saúde e bem-estar por meio da interação

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O IASPI Saúde traz mais um benefício para seus usuários, desenvolvendo em parceria com a rede credenciada nova forma de atendimento e acompanhamento psicoterápico através de terapia em grupo. O objetivo é cuidar mais da saúde mental das pessoas, através do projeto TRANS- FORMA- AÇÃO, lançado na sede do Instituto.

O projeto, inicialmente exclusivo para servidores do IASPI Saúde, tem como objetivo promover saúde e bem-estar por meio da interação, no intuito de orientar a pessoa a lidar com as emoções e a trilhar o caminho do autoconhecimento. 

De acordo com a diretora da Clínica Cuidarte, psicóloga Kyslley Urtiga, “TRANS- FORMA- AÇÃO” Terapia em Grupo, consiste em um espaço de fala e escuta, reflexão e interação, sob a condução de um terapeuta. Com isso, permite ao indivíduo compartilhar experiências, estratégias de superação e de dificuldades para lidar com situações do cotidiano. 

Crédito: João Paulo- Agência Publicidade Clin

“Os grupos visam a identificação entre pessoas, que terão oportunidade de expressarem livremente tudo o que as aflige e, à medida que dão vazão a estes conteúdos, abrem a possibilidade de elaboração de pensamentos mais otimistas. Além disso, a troca de informações facilita a obtenção de insights. É um serviço diferenciado, exclusivo que a Cuidarte implanta em parceria com o convênio IASPI Saúde para os servidores”, destaca.

Serão oferecidas terapias de grupo em várias temáticas. Já existem 19 grupos programados, que serão compostos por 10 pessoas e conduzidos por um profissional técnico na área, durante dois meses. Dentre os temas a serem trabalhados nas terapias estão: Rede social, isolamento e os usos da raiva; Seja Você e emagreça com Saúde; Saia do piloto automático: aplicando as habilidades de atenção plena à vida cotidiana; Auto- afirmar-se para comunicar eficazmente; Adoecimento e a clínica da inclusão: Voltando ao trabalho depois da licença; Sexualidade Masculina – Disfunções sexuais e saúde sexual dos homens maduros; Sexualidade Feminina – Climatério, Insônia e depressão; Sono e sonhos-Distúrbios do sono; Ser mulher: Ressignificando sentidos;  Autocuidado - Ressignificando o Ser;  Acolher(dor): Ressignificando a Violência; População LGBTQI+, família, direitos e saúde; Auto-aceitação e saúde mental; Como lidar com a timidez, Orientação profissional; Combatendo a solidão, Treinando habilidades sociais em grupo, dentre outros. 

Segundo a diretora geral do Iaspi, médica oncologista Daniele Aita, não haverá custo a mais para o servidor. “O IASPI Saúde oferece mais este benefício tendo o compromisso social de cuidar da saúde mental dos seus usuários, abrindo mais um canal de comunicação com a sociedade. O projeto foi desenvolvido pela equipe da Cuidarte, que conta com cerca de 30 profissionais na área da Psicologia e é exclusivo para os beneficiários do IASPI, mas será levado a outros órgãos do Estado”, explica Daniele. 

A ideia é levar esse benefício aos demais servidores. Serão percorridas várias instituições para divulgar o programa, explicar seu funcionamento e como o servidor pode se engajar para integrar os grupos. “O IASPI e o Governo do Estado se preocupa com a saúde mental dos servidores, e através desse programa buscamos ampliar esse canal de comunicação com as pessoas e cuidar também da mente das pessoas. O programa terá ação contínua e traz oportunidades nas diversas idades através dos diversos grupos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.clinicacuidarte.com.br”, adianta  a diretora do Iaspi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES