mais

IBAMA apreende pássaros silvestres após denúncia no Piauí

A ação é decorrente de denúncias anônimas

Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu várias aves silvestres mantidas em cativeiro (gaiolas e viveiros) de forma irregular no município de Cocal, região Norte do Piauí.


\"
(Crédito: Reprodução/ Blog do Coveiro)


Segundo informações, a ação é decorrente de denúncias anônimas feitas diretamente a central de atendimento Linha Verde que informaram endereços (casas) em que os seus moradores criavam animais silvestres da fauna brasileira sem qualquer autorização dos órgãos competentes.

A exemplo do Disque Denúncia do Ibama, o Linha Verde recebe denúncias de crimes ou agressões ao meio ambiente no Piauí, como cativeiro de animais, desmatamento, poluição, caça, acidente com produtos químicos, degradação de área, queimada, e outras infrações ambientais. 


\"
(Crédito: Reprodução/ Blog do Coveiro)


O agente ratificou ainda que, geralmente, pessoas que criam aves em cativeiro sem a devida autorização, caso o animal silvestre não esteja em lista de extinção, pagará uma multa de R$ 500 por animal, além de poder estar sob pena judicial de 6 meses a 1 ano. No caso do animal silvestre estar na lista de extinção, a multa passa para R$ 5 mil por cada bicho, e a pena de 1 a 3 anos.


\"
(Crédito: Reprodução/ Blog do Coveiro)


Os animais apreendidos no município de Cocal serão encaminhados a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) que trabalha em parceria com o Ibama, desenvolvendo atividades técnico-científicas de recepção, identificação, tratamento, manutenção e destinação de animais silvestres apreendidos por diversos órgãos de fiscalização. No Cetas eles passarão por exames clínicos, comportamentais e receberão alimentação adequada por um período de readaptação, para só depois, possivelmente, serem devolvidos à natureza.



Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail