Ibama fecha Zoológico do Rio após más condições de funcionamento

A empresa responsável receberá uma multa diária de R$ 1.000.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), anunciou o fechamento do  Zoológico do Rio de Janeiro devido às más condições de funcionamento do local. 

De acordo com informações, a Fundação RioZoo, da Secretaria de Meio Ambiente, que é encarregada pelo Zoológico que fica localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão,  receberá uma multa diária de R$ 1.000 "até que o órgão efetive a adequação ambiental do parque".

Vinícius Modesto de Oliveira, chefe do Núcleo de Fiscalização do Ibama no Rio de Janeiro, informou que o local não possui condições mínimas para funcionamento e acesso à população. "Na situação em que se encontra, o Zoológico do Rio não cumpre nem mais seu papel de educação ambiental", afirmou.

A Fundação RioZoo, no entanto, deve continuar realizando a manutenção do local, incluindo "manter os animais com alimentação adequada, em recintos limpos e ambientalmente enriquecidos que favoreçam a manifestação do comportamento característico de cada espécie".

O Zoológico já havia sido notificado pelo Ibama e pelo MPF (Ministério Público Federal) no Rio, por denúncias de que alguns animais estavam magros e os locais de visitação fechados ou vazios e grades enferrujadas.

No mês de setembro do ano passado, o MPF entrou com uma  ação civil pública para exigir que a Prefeitura do Rio reformasse o espaço que era, até então, considerado um dos melhores e  principais pontos de visitação do Rio. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES