IBAMA promove soltura de 40 papagaios que viveram 30 anos em cativeiro em Caxingó-PI

As aves ganharão liberdade depois de 15 a 30 anos de cativeiro doméstico.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência do IBAMA no Piauí realizará na próxima sexta-feira (10) a soltura de 40 papagaios verdadeiros e o lançamento do projeto "Dá no pé, Louro" em Caxingó, cidade localizada 260 quilômetros ao Norte do estado. A medida faz parte de um projeto mantido em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres e o campus da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba. As aves ganharão liberdade depois de 15 a 30 anos de cativeiro doméstico.

De acordo com o IBAMA, o projeto é pioneiro no Piauí e consiste na reintrodução monitorada de papagaios apreendidos por órgãos estaduais e federais de fiscalização. Após a apreensão, essas aves foram identificadas com anilhas metálicas numeradas, submetidos a exame para detecção de vírus e bactérias e treinadas em um corredor de voo construído nas dependências do IBAMA.

O IBAMA informa que devido à atrofia muscular causada pela inatividade resultante do cativeiro, houve a necessidade de um trabalho de reabilitação com estes animais que há muito tempo não voavam. No período de 18 meses, correspondente a todas estas etapas, os papagaios receberam alimentos encontrados em ambiente selvagem, com a finalidade de promover uma adaptação alimentar.

A medida foi tomada para que, no momento da reintrodução, estes animais reconheçam os elementos de sua dieta silvestre e dependam o mínimo da ajuda humana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES