IBGE: 8,4% das cidades combate discriminação a gays nas escolas

A ação mais rotineira, presente em 82,6% das cidades, consiste em criar salas de recursos multifuncionais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase a totalidade das cidades do País adotam medidas com o objetivo de levar cada vez mais alunos aos bancos escolares. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 93,7% dos municípios lançam ações para atrair os alunos, de alguma forma. No entanto, apenas 8,4% das cidades fazem atividades para evitar a discriminação de gays, lésbicas, homossexuais, travestis e transexuais nas escolas.

A ação mais rotineira, presente em 82,6% das cidades, consiste em criar salas de recursos multifuncionais. As informações estão no Perfil dos Municípios Brasileiros 2011, divulgado nesta terça-feira pelo IBGE.

Para atender os deficientes físicos, 76,3% das cidades informaram que suas escolas aumentaram a acessibilidade. Já 73,3% dos municípios contaram com ações de combate à violência nas escolas.

O IBGE verificou ainda que 60,8% das cidades possuem um plano de educação. Do total que declarou ter esse planejamento específico, 97% se comprometeram com metas nas creches e pré-escolas. Já 80,6% firmaram compromisso com a educação de jovens e adultos. De acordo com o levantamento, 58,2% das cidades com plano municipal de educação garantiram presença da educação especial, voltada para pessoas com necessidades especiais, nos bancos escolares.

Foi observado também que 84,8% das cidades contam com um conselho de educação, que fixam normas sobre a organização e o funcionamento das escolas. Em 2006, essa proporção era de 68%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES