99% das cidades do Piauí não têm coleta de lixo, diz IBGE

De acordo com a pesquisa, apenas 3 municípios possuem órgão para saneamento básico

Nyomísia Guimarães, Pedro Soares e Merlong Solano | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O IBGE demonstrou através de pesquisa que apenas 1% das cidades piauienses possuem um órgão de coleta de lixo. Apenas três municípios do Piauí dispõem de um órgão para saneamento básico, colocando o estado bem abaixo da média nacional, de 30% e da média nordestina, de 19%.

Pedro Soares, do IBGE, disse que as pesquisas anteriores foram voltadas ao público, mas esta entrevistou os gestores públicos, que comprovaram que realmente, os órgãos não existem. Segundo ele, o que poderia ser feito seriam consórcios das prefeituras com o estado ou com outras prefeituras, para se ajudarem na administração desse lixo. ? Quando se compara com números de outros estados, a diferença é grande. Na área de saúde, por exemplo: no Ceará, dos 184 municípios, 100 tem consórcios na saúde. No Piauí, são sete municípios?, comentou.

O secretário de cidades Merlong Solano disse que o que a pesquisa afirma é que as prefeituras não têm um órgão específico para o saneamento básico, mas não quer dizer que não tenham iniciativas. Segundo ele, a maior parte das áreas urbanas do estado têm coleta de lixo. ?O problema é o destino desse lixo?, completou. O secretário explicou que a própria constituição prevê que os municípios devem se unir para administrar os resíduos, como na forma de consórcios. ?A hora de conversar é agora, para que os prefeitos iniciem seus mandatos e já comecem a trabalhar nisso?, disse Merlong Solano.

A coordenadora do projeto de reciclagem e reaproveitamento do lixo chamado ?Lixo Criativo?, Nyomísia Guimarães disse que iniciativas como a dela poderiam ajudar muito. O projeto ,que tem sede no bairro Aeroporto, zona Norte de Teresina, busca conscientizar a população para o reaproveitamento do lixo, fazendo palestras e ministrando oficinas de reciclagem. ?Muito dinheiro é jogado no lixo?, disse Myomísia. Segundo Merlong Solano, até 2014 todas as cidades deverão ter coleta seletiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES