Iceberg pesando 1 trilhão de toneladas se desprende na Antártica

Cientistas da Universidade de Swanse estão preocupados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido, informaram nesta quarta-feira, dia 12, que um iceberg de um trilhão de toneladas se desprendeu de um bloco de gelo gigantesco na Antártica. O desprendimento ocorreu entre 10 e 12 de julho, quando o iceberg se separou do segmento Larsen C do continente branco.

De acordo com os cientistas, o descolamento do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C - a maior plataforma de gelo no norte da Antártica - vulnerável a uma ruptura futura. A plataforma tem espessura de 350 m e está localizada na ponta oeste da Antártica, impedindo a dissipação do gelo.

Os pesquisadores vêm acompanhando a rachadura na Larsen C há muitos anos. Recentemente, porém, eles passaram a observá-la mais atentamente por causa de rupturas das plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002.

Adrian Luckman, professor da Universidade Swansea e principal pesquisador do projeto MIDAS, falou sobre o iceberg gigante que possui 5.800 quilômetros quadrados.

"Ele pode permanecer inteiro, mas é mais provável que quebre em fragmentos. Parte do gelo pode permanecer na área por décadas, enquanto outras partes podem seguir para o norte, para águas mais quentes", alertou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES