Iceberg pesando 1 trilhão de toneladas se desprende na Antártica

Cientistas da Universidade de Swanse estão preocupados.

Os cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido, informaram nesta quarta-feira, dia 12, que um iceberg de um trilhão de toneladas se desprendeu de um bloco de gelo gigantesco na Antártica. O desprendimento ocorreu entre 10 e 12 de julho, quando o iceberg se separou do segmento Larsen C do continente branco.

De acordo com os cientistas, o descolamento do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C - a maior plataforma de gelo no norte da Antártica - vulnerável a uma ruptura futura. A plataforma tem espessura de 350 m e está localizada na ponta oeste da Antártica, impedindo a dissipação do gelo.

Os pesquisadores vêm acompanhando a rachadura na Larsen C há muitos anos. Recentemente, porém, eles passaram a observá-la mais atentamente por causa de rupturas das plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002.

Adrian Luckman, professor da Universidade Swansea e principal pesquisador do projeto MIDAS, falou sobre o iceberg gigante que possui 5.800 quilômetros quadrados.

"Ele pode permanecer inteiro, mas é mais provável que quebre em fragmentos. Parte do gelo pode permanecer na área por décadas, enquanto outras partes podem seguir para o norte, para águas mais quentes", alertou. 





Fonte: Com informações do G1