Ideb de Teresina cresceu mais de dois pontos nos últimos dez anos

A capital piauiense conquistou 6.8 nos Anos Iniciais e 6.0 nos Anos Finais, ultrapassando médias de grandes capitais como Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) cada ponto conquistado representa anos de esforço e dedicação no sentido de oferecer melhor qualidade no ensino. Desde que Teresina vem se destacando a nível nacional, estudiosos analisam a trajetória crescente dos resultados que a tornaram primeiro lugar entre todas as capitais do Brasil.

Os últimos números divulgados pelo Ministério da Educação são referentes à Prova Brasil do ano de 2017, já que a avaliação acontece sempre em anos ímpares. A capital piauiense conquistou 6.8 nos Anos Iniciais e 6.0 nos Anos Finais, ultrapassando médias de grandes capitais como Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Ascom/Semec

Segundo o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma, os bons resultados são fruto de um trabalho de pelo menos dez anos. “Teresina vem construindo sua trajetória a partir de um planejamento estratégico, colhendo frutos de sementes plantadas nesses últimos anos. Agora, estamos construindo o futuro no presente”, afirma.

Dez anos atrás, o Ideb de Teresina marcava 4.4 nos Anos Iniciais e 3.9 nos Anos Finais, em um cenário com menos de 200 escolas municipais e cerca de 75 mil alunos matriculados na rede municipal. O destaque veio no ano de 2015, quando a capital alcançou 6.1 e 5.2, chegando ao terceiro lugar no ranking nacional.

Ascom/Semec

Mais trabalho, mais investimento e novas metas levaram Teresina a conquistar o topo em 2017, já com um panorama de 304 unidades de ensino e mais de 87 mil alunos matriculados. As médias ultrapassaram, inclusive, as projeções para 2021. O primeiro lugar em educação entre as capitais atraiu os olhares dos especialistas, que utilizam o modelo de gestão como referência para os demais municípios.

“Tudo foi construção, até o fato de acreditarmos que somos capazes”, conta Amélia Barros, diretora da Escola Municipal Minha Casa. “Percebemos ao longo dos anos a força que Teresina ganhou na educação, seguindo uma história de conquistas a partir de muito trabalho. Crescemos de forma coletiva, esse é nosso maior orgulho”, conclui a gestora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES