Idec pede análise do leite vendido no País

Idec pede análise do leite vendido no País

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou nesta quinta-feira, 1? de novembro, uma carta enviada ao Minist?rio da Agricultura e ? Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa) em que pede a an?lise de todas as marcas de leite comercializadas no Pa?s por laborat?rios dos dois ?rg?os p?blicos.

Laudos de amostras coletadas na semana passada, no primeiro dia da Opera??o Ouro Branco da Pol?cia Federal (PF), que investiga a adultera??o do leite longa-vida, devem ficar prontos nos pr?ximos dias.

O Idec pede ainda que os resultados das an?lises do leite apreendido sejam divulgados com maior agilidade. A entidade cobra dos ?rg?os do governo maior clareza nas informa?es prestadas ? popula??o.

Investiga?es do Minist?rio P?blico Federal (MPF) levaram ? pris?o 27 pessoas ligadas ? Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale), em Uberaba, e ? Cooperativa Agropecu?ria do Sudoeste Mineiro (Casmil), em Passos, suspeitas de acrescentar ao leite soda c?ustica (hidr?xido de s?dio) e ?gua oxigenada (per?xido de hidrog?nio) para dar mais volume ao leite e camuflar a m? qualidade do produto.

Para Daniela Trettel, advogada do Idec, nada foi feito para acalmar os consumidores e esclarecer a situa??o. "Oficialmente, a popula??o ainda n?o foi comunicada pela Anvisa", diz.

A advogada cobra tamb?m que as informa?es das empresas envolvidas na fraude sejam feitas de forma "s?ria" e n?o por meio de publicidade. "Nossa preocupa??o ? levar essa investiga??o para al?m do ponto atual e conseguir que se fa?a o mesmo em 100% do leite vendido", afirma Daniela.

A mudan?a na fiscaliza??o do minist?rio tamb?m ? cobrada pelo instituto. A inten??o ? acabar com disparidades, como crit?rios de avalia??o diferente para produtos vendidos no Pa?s e os exportados, muitas vezes submetidos a avalia?es mais rigorosas.

Segundo o documento do Idec, essas mudan?as devem ser estendidas a todos os produtos aliment?cios e n?o s? aos que apresentam problemas pontuais. ?O Idec sabe que existem muitos problemas nessas fiscaliza?es?, diz Daniela. ?Se outros alimentos forem testados, tamb?m v?o apresent?-los.?

A assessoria de imprensa do Minist?rio da Agricultura informou que, pelo menos no caso do leite, mudan?as entram em vigor j? na pr?xima semana. A partir de segunda-feira, 5, a fiscaliza??o dos latic?nios ser? feita com a presen?a de fiscais itinerantes. As empresas a serem fiscalizadas ser?o escolhidas por sorteio, o que deve diminuir a possibilidade de fraudes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES