IDEPI conclui obras da adutora do litoral; 159 km de rede de distribuição

Todo o sistema adutor conta com 159 km de rede de distribuição, possibilitando mais de 4 mil novas ligações domiciliares

IDEPI conclui obras da adutora do litoral; 159 km de rede de distribuição | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) anunciou, nesta sexta-feira (16), a entrega da adutora do litoral, considerada uma das mais importantes obras hídricas do estado, por garantir o abastecimento de água a todos os municípios e povoados da região litorânea. Com ela, serão, beneficiados diretamente uma população de cerca de 200 mil moradores (IBGE 2010) das cidades de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, além de várias localidades ao longo do seu curso, como Pedra do Sal, Labino, Coqueiro, Barramares, Carnaubal, Arrombado, Macapá, Maramar, Sobradinho, Mixiriqueira, Carapebas, Camurupim, Barrinha e Barra Grande.

IDEPI conclui obras da adutora do litoral; 159 km de rede de distribuição - Foto: Ascom

“Esta é, sem dúvidas, uma grande obra do governo do estado e um marco na nossa gestão, que muito nos orgulha por fazermos parte dessa nova história na vida de milhares de famílias, que agora contam com água tratada direto nas torneiras de suas casas”, disse Leonardo Sobral, diretor-geral do IDEPI.

IDEPI conclui obras da adutora do litoral; 159 km de rede de distribuição - Foto: Ascom

Segundo o gestor, são quase 160 km de rede de distribuição, 4.878 novas ligações domiciliares e 16 reservatórios com capacidade para mais de 7 mil m³ de água.  Só o reservatório pulmão, localizado no bairro Pindorama, em Parnaíba, possui capacidade para 3.400 m³ de água.  Com a conclusão de toda estrutura da obra pelo IDEPI, a Agespisa já tem as condições para colocar a rede em operação.

“Além da segurança hídrica para uma população de cerca de 200 mil habitantes, que passa a contar com água tratada diretamente nas suas residências, adutora do Litoral significa também novas oportunidades de geração de emprego e renda, uma vez que estimula o surgimento de novos empreendimentos, contribuindo assim com o fortalecimento e desenvolvimento da economia e do turismo no litoral piauiense”, destaca o gestor do IDEPI.

 Leonardo Sobral, diretor-geral do IDEPI. ( foto: Alysson Dinis) 

Por ser uma obra de grande complexidade, o cronograma de entregas da adutora do litoral foi dividido em 04 etapas: A Primeira e segunda etapas foram entregues em março de 2022; a terceira, em agosto de 2022; e a quarta, em dezembro de 2022.

Segundo o IDEPI, todo o sistema adutor possui cerca de 82,44 km de extensão, além de quatro estações elevatórias, 16 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, com capacidade de armazenamento de 3,5 milhões de litros de água.  A rede de distribuição possui quase 160 km de tubulação, o que possibilita mais de quatro mil e oitocentas ligações domiciliares externas. Os investimentos na obra são da ordem de R$ 70 milhões, recursos oriundos do BNDES, FINISA, Pro Desenvolvimento 4 e Tesouro Estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES