Idosa de 93 anos é resgatada após sofrer maus-tratos do próprio filho

Vítima é cadeirante e vivia em uma casa em condições insalubres, segundo o Ministério Público.

idosa | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma idosa de 93 anos foi resgatada na residência dela, no bairro do Angelim, em São Luís. Ela estava sendo vítima de maus-tratos pelo próprio filho, segundo o Ministério Público do Maranhão, que coordenou o resgate na manhã desta quinta-feira (15).

“Ela é cadeirante e existe uma resistência por parte do filho. Os informes são de que ele se aproveita da situação dela para ir às instituições pedir auxílio. Estamos adotando todos os procedimentos para salvar essa vida e dar um mínimo de dignidade, pois ela está morando dentro do lixo”, informou o promotor de Justiça, Augusto Cutrim.

Idosa foi resgatada de dentro de casa no Maranhão

O resgate foi feito após denúncias. A idosa estava em uma rede, no meio de objetos acumulados. Há suspeita de abuso financeiro e outros crimes contra ela.

A idosa foi levada para um abrigo, onde vai receber atendimento médico e sua situação será avaliada por uma equipe multidisciplinar.

Pelo Estatuto do Idoso, qualquer ação ou omissão que cause morte, dano, sofrimento físico ou psicológico a quem tem mais de 60 anos é violência. Em muitos casos, o crime é cometido pelos próprios parentes.

"Pessoas do seio familiar que poderiam, por exemplo, proteger, cuidar deles, mas o que acontece é que a falta de atenção e a falta de cuidados faz com que muitos idosos entrem em um ambiente emocional de tristeza, de depressão, às vezes eles passam a viver em um ambiente mais isolado", explica a psicóloga Janaíne Castro.

De janeiro a junho de 2021, foram registrados 399 casos de violência contra idosos só na Região Metropolitana de São Luís, segundo a Defensoria Pública. Entre as situações mais frequentes estão: negligência, abuso financeiro, violência psicológica e violência física.

Para o promotor de Justiça Augusto Cutrim, a realidade tende a ser ainda mais cruel do que os números mostram.

"Primeiramente, em razão da dificuldade em apresentar essas denúncias, agora durante a pandemia, porque o idoso sempre gosta de vir e contar as histórias. Mas a razão principal desse número ser subnotificado é que o idoso não reconhece que está sendo vítima de violência", afirmou o promotor.

O Ministério Público do Maranhão divulgou vários canais que podem servir para denúncias de maus-tratos contra idosos. Confira abaixo: 

Disque 100

Disque Denúncia Maranhão - 3223.5800

Ouvidoria do MPMA:

Ligações gratuitas: 0800 098 1600 e Disque 127

WhatsApp: (98) 99137-1298



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES