Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Idoso que teve foto usada em memes na web se revolta com exposição

Imagem de João Franco, de 92 anos, passou a ser divulgada com frases que ele considera "depreciativas".

Compartilhe
Google Whatsapp

O aposentado de 92 anos que teve uma foto usada sem autorização em memes da página “Sento a Vara”, em uma rede social, disse que ficou revoltado com a exposição aliada a frases consideradas por ele "depreciativas e preconceituosas".

João Nunes Franco entrou na Justiça e conseguiu que o dono do perfil parasse de usar a imagem dele e pagasse indenização de R$ 100 mil. Cabe recurso à decisão.

“Eu mesmo fiquei muito revoltado na época. Não tinha maneira como parar”, conta João.

A página tem mais de 4,4 milhões seguidores. O proprietário do perfil, Henrique Soares da Rocha Miranda, alega que a imagem circulava na internet e, por isso, acreditou que se tratava de conteúdo de domínio público.

"Não tive uma ciência, tipo: 'Eu tenho que procurar alguém pra pedir autorização'", defende-se Miranda. Depois do processo, o dono da página trocou a foto de João por uma caricatura.

"Nunca agi de má-fé. Nunca passou isso pela minha cabeça de forma alguma e que, se de fato for ele, peço desculpas. Não tem por que não pedir desculpa, mas o meu modo de ver é que eu nunca usei isso pra afetar alguém. Eu simplesmente usei pra fazer humor", completou.

Crédito: Instagram

Memes viralizaram

João, que tem cinco filhos, contou que tirou a foto quando tinha 50 anos, em 1977, durante uma festa na fazenda em Campo Alegre de Goiás, na região sudeste do estado. Em 2012, o aposentado cedeu a foto para uso em um blog chamado "Gente de Campo Alegre", que conta a história de moradores da cidade.

Dois anos depois, netos do idoso viram que a imagem estava sendo usada pelo perfil “Te Sento a Vara”. Nos memes, a foto do aposentado era acompanhada de frases como "Te sento a vara moleque baitola", "É 8 ou 80...Mas se for 69 serve" e "A vida não tá fácil...mas eu tô".

As imagens viralizaram na internet. Depois, conforme o processo, Henrique requereu junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) o registro da marca. A partir disso, criou outro perfil, onde passou a vender itens como camisetas e bonés com a caricatura de João.

Crédito: TJ-GO/Divulgação

Processo na Justiça

A família do aposentado decidiu entrar na Justiça devido ao uso indevido da foto. “Ele não gostou de jeito nenhum porque, como ele mesmo fala: ‘Eu não faço graça com a cara de ninguém. Por que estão fazendo com a minha?'", relata Jéssica dos Santos, advogada e sobrinha-neta de João.

Em 17 de julho deste ano, o juiz Thiago Inácio de Oliveira analisou a ação e concluiu que a prova documental apresentada no processo é suficiente para constatar que Henrique "violou o direito de imagem" do idoso.

"A pessoa não pode pegar uma imagem particular e usar ela, ainda que seja para cunho humorístico, ainda que tenha esse intuito de alegrar as pessoas. Mas pode alegrar uns e entristecer outros", reforça o magistrado.

Na decisão, o juiz afirma que a ampla divulgação da imagem aliada às frases deixou o idoso em uma situação "vexatória".

João Nunes ficou revoltado com uso sem autorização

"Revela-se inquestionável que um idoso prestes a completar 92 anos de idade, nascido nos idos de 1927, no interior de Goiás, sertanejo, que guarda consigo tradições e costumes divorciados da desvairada era da internet mal usada, abala-se psicologicamente ao deparar-se com sua imagem vinculada a situações extremamente vexatórias, sem contar que difundida mundo afora", destacou na decisão.

O magistrado condenou Henrique a pagar indenização de R$ 100 mil pelo uso indevido da foto do idoso. Ele também ordenou que o dono da página parasse de vender os produtos com imagens de João.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×