Idosos ajudam a humanizar tratamento em hospitais

Para desempenhar a atividade, eles recebem uma bolsa de R$ 150,00 mensais e atuam por 1 ano ou 2

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi-se o tempo em que as pessoas com mais de 60 anos tinham como única opção ficarem em casa, dependendo de uma aposentadoria e cuidando dos netos. Agora, eles usam sua experiência e dedicação para acolherem pessoas doentes e desenvolverem atividades com crianças e adolescentes.

A animação de Maria Nazaré Oliveira do Nascimento, 68 anos, é visível. Durante dois anos ela atuou como Agente da Paz, através do programa desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas). ?A gente se reúne em grupos de até 12 pessoas e damos nossa palavra de conforto nos hospitais, contamos histórias para as crianças, participamos do coral... Nossa função é reanimar quem precisa?, declarou Nazaré.

Além de ajudar outras pessoas, a Agente da Paz melhorou sua própria vida. Nazaré conta que era nervosa e não tinha estímulo nenhum. ?Agora eu me alegro na presença das amigas, fico toda chique e quando chego em casa estou bem?, empolga-se Maria Nazaré. Ela está se formou na última quarta, juntamente com 125 idosos, após dois anos de atuação como Agente.

Para desempenhar a atividade, eles recebem uma bolsa de R$ 150,00 mensais e atuam por um ano ou dois. Nesse período, os idosos são distribuídos entre unidades de humanização dos hospitais e unidades de assistência social, voltada para as crianças e adolescentes.

Irene Francisca da Rocha nunca imaginou que, aos 66 anos, poderia ser útil de alguma forma para a sociedade. ?Uma atividade como essa, da gente ajudar as pessoas, mostra que somos capazes mesmo com a idade que temos?, orgulha-se ela.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Firmino Filho, concorda com a senhora Irene. ?A melhor idade pode dar testemunho do seu potencial de realização, partilhar histórias, emoção e solidariedade com aqueles que precisam de acolhimento para amenizar sua dor?, disse durante a cerimônia de formatura que aconteceu ontem, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES