Idosos já podem fazer cadastro para passe livre em ônibus em Timon-MA

Idosos já podem fazer cadastro para passe livre em ônibus em Timon-MA

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A garantia de direitos é para a Prefeitura de Timon um dos seus principais compromissos com a população, seja ela da zona urbana ou rural. Prova disso são as diversas melhorias criadas no âmbito da educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento social, nestes últimos três anos.

A partir de agora a população idosa ou com necessidades especiais vai contar com mais um apoio da atual gestão que faz muito por sua gente, pois foi criado o passe livre, benefício disposto na Lei Municipal nº 1.695, de 09 de junho de 2011 (PCDs) e na Lei Municipal nº 1.740, de 28 de março de 2012 (Idosos), que assegura a gratuidade no sistema de transportes coletivos públicos municipal urbano e rural, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

Para ter direito ao benefício é necessário que o usuário realize o seu cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência.

Para isso, é preciso levar os seguintes documentos: duas fotos 3x4 atuais e coloridas; formulário próprio a ser fornecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), preenchido pelo requerente, seu procurador, tutor ou curador; cópia de documento de identificação, que pode ser certidão de nascimento, Carteira de Identidade, Carteira Nacional de

Habilitação - CNH ou Carteira de Trabalho e Previdência Social; cópia de documento que comprove o número do CPF; cópia de comprovante de residência com o CEP; atestado elaborado, preferencialmente, por médico do Sistema Único de Saúde - SUS, contendo carimbo com assinatura do médico e data (Apenas para Pessoa com Deficiência).

Após o cadastro realizado, é estimado um prazo de até 30 dias para o beneficiário receber sua carteirinha do passe livre, que possui dois anos de validade.

O gestor da Semdes, Raimundo Novaterra, é um dos que abraçaram a causa em prol das melhorias para o povo. "Toda a prefeitura e a secretaria têm como lema assegurar todos os direitos ao cidadão. O que está acontecendo é um avanço na cidade", pontuou.

A concessão da gratuidade também será estendida ao acompanhante das pessoas com deficiência, desde que seja comprovada a necessidade, através de um atestado médico, que seja preenchido pre-ferencialmente por médicos cadastrados pelo Sistema Único de Saúde - SUS, do município.

Para mais informações e detalhes, o interessado deve ligar para (99) 3212-5430, ou ir até a Semdes, localizada na Rua Miguel Simão, 505, Centro, ou ainda ir à Coordenação de Benefícios Eventuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES