Iemanjá é depredada pela 4ª Vez

Para representantes da Umbanda, o ataque é mais um exemplo da intolerância religiosa que acontece em Teresina

Iemanjá é depredada pela quarta vez | Brito Jr
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais um ato de vandalismo contra a imagem de Iemanjá, localizado à margem do rio Poti, na Avenida Marechal Castelo Branco mexeu com os ânimos da comunidade umbandista de Teresina. A imagem, que representa um dos orixás mais populares e reverenciados pelo candomblé e pela Umbanda teve as duas mãos retiradas e ainda parte da cabeça atingida na noite de segunda feira.

Para representantes da Umbanda, o ataque é mais um exemplo da intolerância religiosa que acontece em Teresina. É a quarta vez que a imagem é alvo de vândalos e há uma ano foi carregada pelas águas do rio Poti, ficando mais de três meses soterrada. Depois disso, a escultura foi recuperada pelo escultor Clemilton Santos e transferida para um local mais seguro.

Para o umbandista Gilvano Quadros, representante do grupo ?Coisa de Nego?, esta ação foi mais uma manifestação causada pela intolerância religiosa, o que segundo ele, é recorrente contra os símbolos da Umbanda e do Candomblé . ?A partir do momento em que presenciamos depredação dos nossos símbolos, isso significa dizer que está havendo preconceito com a nossa religião?, disse o umbandista que acredita que o ataque partiu de religiões intolerantes.

Gilvano Quadros acrescenta que o preconceito e a intolerância também são revertidos na ausência de políticas públicas voltadas aos terreiro de umbanda e macumba. Segundo ele, poucas ações contemplam esse segmento da sociedade, o que contribui ainda mais para práticas preconceituosas.

O umbandista reclamou ainda da deturpação que ocorre nos meios de comunicação. ?Muitas vezes a mídia utiliza-se dos símbolos da umbanda de maneira pejorativa. Isso também é preconceito?, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES