Ifet em Angical é inaugurado

A reforma do prédio para a instalação custou investimento da ordem de R$ 3.090.865.81.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wilson Martins inaugurou nessa terça-feira, 20, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) de Angical, a 129 quilômetros da capital, no Médio Parnaíba. O Instituto representa uma grande conquista para os jovens da região na área do ensino profissionalizante. O governador e sua comitiva, que contou com a presença do ex-governador Wellington Dias, foram recepcionados pela prefeita Márcia Lopes, autoridades políticas e populares. A reforma do prédio para a instalação custou investimento da ordem de R$ 3.090.865.81.

Segundo o governador Wilson Martins, Ifet transformará o município de Angical em um importante polo educacional, com incentivo ao empreendedorismo e à qualificação de mão-de-obra. ?O Ifet é muito importante, porque vamos preparar nossos jovens para o mercado de trabalho?, disse. O governador falou ainda que o prédio do Ifet em Angical é um dos mais bonitos do Estado em termos de estrutura.

Para ele, esta beleza se reflete também na importância do Instituto para a vida dos jovens da região, pois acredita que somente há transformação quando se aposta em educação. ?Esta transformação é que nos anima neste Piauí grandioso?, destacou. O governador frisou que o trabalho continua, mesmo com a conclusão de mais um Ifet. ?O trabalho continua, árduo, persistente, de forma que o Piauí segue se desenvolvendo?, ressaltou. O governador falou ainda que gosta de participar da vida dos municípios.

O diretor-geral do Ifet em Angical, Guilherme Berçantes, disse que a escolha da cidade para a instalação do Ifet foi pela localização geográfica, por possuir capacidade para atender toda a população do Médio Parnaíba. O campus vai desenvolver um trabalho articulado com o objetivo de promover o desenvolvimento dos jovens da região.

Serão oferecidos cursos técnicos na área de comércio, informática e outros. De acordo com o diretor do Ifet está previsto para 2011, o funcionamento do curso de física. Este trabalho incentivará a pesquisa e extensão. ?O instituto dispõe de professores capacitados, que ministrarão aulas em três turnos, para 400 alunos, divididos em 10 salas. Cada uma com 40 alunos?, disse Guilherne Berçantes.

O empresário Jorge Lopes disse que não somente o município de Angical lucra com o Instituto, mas a grande região. ?Isto aqui é algo que hoje está concreto, mas era um sonho, aqui é um exemplo do que se tornará a população jovem do Médio Parnaíba. Não queremos um futuro ruim nem para os jovens do Médio Parnaíba, nem de Angical e nem para nenhum jovem dos municípios vizinhos?, disse.

A prefeita Márcia Lopes também expressou sua satisfação pelo Ifet, agradecendo ao presidente Lula pela brilhante ideia de levar o Ifet aos municípios do interior. Ela não esqueceu do apoio da bancada do Piauí na Câmara Federal, a todos os prefeitos da região que se comprometeram em colaborar no transporte dos alunos de seus municípios ao Ifet.

Alcance do Ifet na região

O reitor Francisco Santana falou que pretende se reunir com todos os prefeitos para traçarem os planos de como vão atrair os jovens de toda a região. Ele lembrou que não foi fácil conseguir a construção do Ifet para Angical, como também a outros municípios do Piauí. ?Hoje existem três unidades a licitar: Oeiras, Pedro II e São João do Piauí, em uma segunda etapa, ainda para este ano, vão construir o Ifet em Campo Maior e Valença?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES