iFood assina TAC com MPF e MPT após tentar desmobilizar entregadores

O TAC prevê obrigações do iFood para assegurar a liberdade sindical e os direitos de greve e de negociação coletiva dos entregadores

iFood assina TAC com MPF e MPT após tentar desmobilizar entregadores | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa de entrega de alimentos Ifood firmou um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), comprometendo-se a implementar medidas para proteger os direitos trabalhistas e garantir o acesso à informação da população.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado na sexta-feira passada (7), é resultado de uma reportagem da Agência Pública que expôs a contratação das agências de publicidade Benjamim Comunicação e Promove Serviços de Propaganda e Comunicação (Social QI) pelo Ifood, com o objetivo de desestabilizar o movimento dos entregadores. 

Os profissionais exigiam melhorias nas condições de trabalho, e as agências contratadas também foram incluídas no TAC. Conforme relatado na reportagem, as agências criaram perfis falsos e fingiram ser entregadores do Ifood nas redes sociais, questionando as reivindicações dos trabalhadores. A matéria, disponível aqui, serviu como base para uma investigação conduzida pelo MPF. 

O TAC prevê obrigações do iFood para assegurar a liberdade sindical e os direitos de greve e de negociação coletiva dos entregadores. “Esses direitos são fundamentais, sendo parâmetros mínimos, previstos na Constituição Federal e em tratados internacionais de direitos humanos, para que os trabalhadores tenham meios de promover a sua organização, fomentar a solidariedade entre os membros do grupo e expressar adequadamente a voz coletiva de seus integrantes”, destaca o procurador do Trabalho Renan Kalil.

Além disso, o iFood será responsável por financiar pesquisas e projetos no valor de R$ 6 milhões, que visam analisar as relações de trabalho entre os entregadores, o mercado publicitário e de marketing digital, bem como a responsabilidade social dos controladores de plataformas. 

“Para que tenham seu direito à informação respeitado, os cidadãos precisam saber se é uma empresa que está postando determinado conteúdo na Internet, em qual contexto e para qual finalidade. Isso é especialmente importante para que eles possam formar livremente sua opinião sobre assuntos de relevância pública e, a partir disso, exercer outro direito fundamental: a liberdade de expressão, que deve ser isenta de interferências indevidas ou ocultas”, destacou o procurador da República Yuri Corrêa da Luz.

Conforme estabelecido no TAC, o iFood estará proibido de veicular anúncios, propagandas e campanhas publicitárias nos próximos seis meses, relacionados a supostas medidas adotadas pela empresa para promover direitos fundamentais e trabalhistas.

O Ifood informou que cumprirá os termos do TAC. “Celebramos o acordo porque as obrigações assumidas pelo iFood no TAC estão alinhadas com nossos valores e princípios, em especial a promoção de um ambiente de maior transparência nas redes sociais, o respeito ao direito de manifestação e de associação dos entregadores e o investimento em pesquisas que colaborem com o desenvolvimento sustentável do país”, disse, em nota, o diretor jurídico da empresa, Lucas Pittioni.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES