Já estão abertas as inscrições para mais uma edição do Exame Classificatório do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O teste seleciona alunos para os cursos técnicos ofertados pelo IFPI e, na edição 2018-2, apresenta 1.755 vagas nas cidades de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença. CONFIRA O EDITAL.

Todos os cursos são destinados a estudantes que estão fazendo ou que já completaram o Ensino Médio e querem uma formação profissional. “O mundo do trabalho exige profissionais qualificados e com diversas habilidades. Nosso objetivo é possibilitar que jovens e adultos, nas diferentes regiões do Piauí, tenham acesso a essa formação e possam mudar suas realidades por meio da educação”, destaca o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima.

As opções de cursos com vagas abertas incluem áreas como Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Alimentos, Nutrição e Dietética, Administração, Contabilidade, Edificações, Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Instrumento Musical, Meio Ambiente, Agropecuária, Vestuário, Guia de Turismo, entre outras.

Sedde do IFPI Campus Teresina Central (Crédito: Reprodução)
IFPI Campus Teresina Central (Crédito: Reprodução)

Os interessados podem ser inscrever exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico Isenção da taxa de inscrição

Os candidatos oriundos da rede pública podem solicitar isenção da taxa até o dia 30 de maio. Nessa edição, o processo conta com modificações. Agora, o candidato deve, primeiramente, acessar o sistema e se inscrever lembrando de marcar a opção “Isento”. Em seguida, ele precisa levar ao Campus para o qual se inscreveu, até o dia 30, os documentos listados no item 6 do edital. O pedido será analisado pela Comissão Organizadora do Exame Classificatório e o resultado será divulgado no dia 4 de junho.

Prova

A prova do Exame Classificatório será realizada no domingo, 8 de julho de 2018, das 8h às 12h, horário local. Os centros de aplicação poderão ser consultados a partir do dia 2 de julho. A prova contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O gabarito será divulgado no mesmo dia, à tarde, e o resultado final será divulgado no dia 25 de julho.