IFPI recebe a exposição sobre Anne Frank

A mostra, que partiu de uma iniciativa da Casa Anne Frank de Amsterdam, disponibiliza aos visitantes vídeos e documentos históricos que auxiliam na compreensão dos acontecimentos e o impacto dos mesmos na atualidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com objetivo de promover um exercício de reflexão sobre os acontecimentos e sequelas do Holocausto (1933-1945) e gerar um alerta para a corresponsabilidade de indivíduos na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica, o Projeto Anne Frank Presente, em parceria com o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, traz para o Piauí a sua primeira exposição internacional: “Aprendendo com Anne Frank - histórias que ensinam valores".  

A mostra, que partiu de  uma iniciativa da Casa Anne Frank de Amsterdam, disponibiliza aos visitantes vídeos e documentos históricos que auxiliam na compreensão dos acontecimentos e o impacto dos mesmos na atualidade.

CRÉDITO: JOSÉ ALVES FILHO

Ela é composta por três painéis que apresentam fatos importantes da vida de Anne Frank, jovem alemã de origem judia, tudo isso proporcionando uma interação que conta um pouco da história com relatos de pessoas que passaram pela vida de Anne e sua família, além de uma réplica do famoso diário onde a menina fez os registros da crueldade vivida durante a Segunda Guerra Mundial.

“O objetivo da exposição é conscientizar as pessoas sobre intolerância, racismo e liberdade  de expressão para todos os grupos, independente da etnia, raça, religião e orientação sexual, juntamente com o objetivo de incentivar as crianças, jovens e adultos a ler, conhecendo a história de Anne, e assim como outras histórias”, falou Pedro Henrique Silva, monitor da exposição. 

Quem visitar o espaço, também pode conferir de perto uma maquete do Anexo Secreto, localizado no fundo da empresa, que o pai de Anne trabalhava, onde a alemã permaneceu escondida por cerca de dois anos. Foi no local que a jovem relatou a angustiante rotina de clausura e medo em que foi submetida junto aos seus familiares. 

CRÉDITO: JOSÉ ALVES FILHO

Além disso, há também peças autênticas presentes apenas no Piauí, como os cartões de racionamento que foram entregues para o professor Randal Vieira, coordenador-geral do projeto Anne Frank Presente, como também a segunda réplica do diário que está disponível no Brasil apenas em São Paulo e no Piauí e fardamento autêntico utilizado pelo exército Holandês, que foram doados ao professor Randal.

“O projeto Anne Frank Presente já existe há seis anos no Piauí, fazendo um trabalho sobre a intolerância, mostrando os males e incentivando o hábito da leitura. Através disso, a Casa de Anne Frank entrou em contato conosco e nos enviou a exposição”, disse Randal. 

Camila Vitoria, estudante de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reservou a manhã para fazer uma visita à exposição. “Já li o Diário de Anne Frank e sou apaixonada pela história. A exposição me atraiu pelo meu interesse na história e acontecimentos da Segunda Guerra Mundial”, disse a estudante. A exposição ocorre até sexta-feira, 06 de março, aberta gratuitamente para o público em geral, das 8h às 17h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES