IFPI: Teresina Central promove competição de mostra de foguetes

Segundo o professor Leudimar Uchôa, que coordena a ação no IFPI, trinta alunos, divididos em nove equipes, participaram da competição

IFPI: Teresina Central promove competição de mostra de foguetes | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudantes de nível médio do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí participaram, na manhã do último sábado e domingo (14 e 15), da competição interna de lançamentos de foguetes. A atividade faz parte da 16ª Jornada Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2022), disputa apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e que tem por objetivo estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins. 

IFPI: Teresina Central promove competição de mostra de foguetes - Foto: Ascom

Segundo o professor Leudimar Uchôa, que coordena a ação no IFPI, trinta alunos, divididos em nove equipes, participaram da competição. Na ocasião, os lançamentos atingiram o alcance de 200m, superior ao índice exigido pela organização nacional da MOBFOG, o que favorece a participação dos alunos na disputa nacional da jornada, que acontecerá em outubro na cidade de Barra do Piraí - RJ. Conforme calendário, no próximo dia 30 de junho serão divulgados os nomes dos alunos que ganharam medalhas. 

De acordo com o regulamento, o foguete é construído pelos estudantes a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume, que fica presa numa base de lançamento também presa no chão. Tem como combustível somente a mistura, em qualquer proporção, de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó). 

IFPI: Teresina Central promove competição de mostra de foguetes - Foto: Ascom

A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Visa promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

IFPI: Teresina Central promove competição de mostra de foguetes - Foto: Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES